Está aqui

Tarifa da eletricidade vai baixar a 1 de janeiro

A ERSE anunciou que o preço da eletricidade no mercado regulado irá baixar 3.5% para os consumidores domésticos. Bloco insiste no corte do IVA e das rendas excessivas para que a trajetória de descida possa ser mais forte.

O anúncio foi feito esta segunda-feira e representa uma inversão da tendência de subida, que já havia começado no ano passado. A redução dos preços pagos na fatura da luz pelas famílias portuguesas, que ainda é o terceiro maior da Europa, foi uma das bandeiras do Bloco de Esquerda nas negociações orçamentais. A redução podia ter sido ainda mais acentuada, mas o governo chumbou a proposta de redução do IVA sobre a eletricidade e um corte maior nas rendas atribuídas aos produtores de energia.

Para o deputado bloquista Jorge Costa, este "é apenas o início de uma trajetória de descida, que pode ser mais forte se for feito o que é necessário: avançar no combate às rendas excessivas e baixar o IVA". No entanto, para que os preços da eletricidade possam descer como deviam, "será necessário uma esquerda mais forte, pois o PS já mostrou que resiste a esse caminho", afirmou Jorge Costa ao esquerda.net.

Segundo o regulador, esta redução agora anunciada permitirá em 2019 uma poupança de 1.58 euros para uma fatura mensal de 45.1 euros no mercado regulado.

“Os consumidores com tarifa social beneficiarão de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de venda a clientes finais, de acordo com o estabelecido por despacho do membro do Governo responsável pela área da energia”, prossegue o comunicado da ERSE, calculando o valor da redução em 13.67 euros numa fatura de 26.8 euros, que já inclui o valor do desconto da tarifa social.

O montante global da redução das tarifas é de “cerca de 436 milhões de euros, a segunda maior diminuição historicamente verificada. Realce para o facto de entre 2015 e 2019 a dívida tarifária ter sido reduzida em 1.863 milhões de euros”, aponta ainda o regulador da energia.

Termos relacionados Rendas da energia, Sociedade
(...)