SOS Animal lança campanha de apelo à proteção dos oceanos

SOS Animal destaca que o impacto da poluição nos mares, rios e oceanos afeta todos os seres vivos e está a destruir os ecossistemas que mais produzem oxigénio. Nesta campanha, alerta para um dos fatores que mais contribuem para a rápida degradação ambiental: o plástico.
Campanha da SOS Animal “Se nada fizermos, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos”

Em comunicado enviado à comunicação social, a organização não-governamental de ambiente (ONGA) assinala que “milhares de toneladas são despejadas nos mares, rios e oceanos todos os anos” e que, apesar dos alertas, “a produção e consumo de plástico tem aumentado em vez de diminuir”, sendo que “só uma pequena percentagem é reciclado”.

“Com o ritmo atual, iremos chegar a 2050 com mais plástico do que peixes nos oceanos”, alerta a SOS Animal, destacando a “urgência de alterar modos de produção e hábitos”.

Mediante o aumento exponencial de produção de máscaras, luvas e produtos de higienização relacionados com o surto de Covid-19, “muitos desses produtos acabam nos oceanos, rios e mares, por negligência humana de produtores e consumidores e como resultado de maus hábitos”, escreve a ONGA, sinalizando que “a grande maioria dos cidadãos não está sensibilizado para esta questão, sem consciência que a maior parte dos resíduos deixados em espaços abertos vão de facto acabar no mar”.

A iniciativa da SOS Animal, intitulada “Se nada fizermos, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos”, será difundida em vários pontos do país, com o objetivo de sensibilizar a sociedade em relação à crescente poluição dos oceanos e o consumo excessivo de plástico.

A ONGA apela a todos aqueles que tenham veículos de disseminação de mensagem, para promover a campanha e assim consciencializar a população em geral para este grave problema ambiental. Todo o material da iniciativa estará disponível para divulgação na íntegra por qualquer instituição pública ou privada e ONGA que se queira associar.

Termos relacionados Ambiente