Sindicatos dos transportes marcam protesto para 2 de Março

19 de fevereiro 2011 - 12:23

Sindicatos marcaram, na passada quinta-feira, uma concentração para o próximo dia 2 de Março, junto ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e vão avançar com novas greves “a curto prazo”.

PARTILHAR
Amável Alves, coordenador da Federação de Sindicatos dos Transportes (Fectrans), afirmou à Lusa que "Há empresas que vão avançar com greves a curto prazo", não tendo, no entanto, avançado o nome das empresas e as datas.

Depois do enorme impacto causado pelas greves dos trabalhadores do sector dos transportes que se fez sentir na semana passada, e que envolveu, entre outras empresas, o Metropolitano de Lisboa, a CP, a Refer, a Soflusa, a Transtejo e a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), os sindicatos decidiram marcar uma concentração para o próximo dia 2 de Março, junto ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Os trabalhadores do sector dos transportes irão mostrar desta forma o seu descontentamento face aos cortes salariais definidos pelo governo socialista, ao bloqueio da contratação colectiva e à privatização de algumas empresas.

Após a reunião realizada na passada quinta-feira, Amável Alves, coordenador da Federação de Sindicatos dos Transportes (Fectrans), afirmou à Lusa que "Há empresas que vão avançar com greves a curto prazo", não tendo, no entanto, avançado o nome das empresas e as datas.

Entretanto, perante a demissão do conselho de administração da CP Carga, justificada pela “quebra da relação de solidariedade institucional” baseada no facto desta administração ter firmado um acordo com os trabalhadores em que se compromete a “desenvolver (...) todos os esforços no sentido de ser concedido um regime de excepção à aplicação das regras”, o presidente do Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses,  António Medeiros,  já assumiu que se o acordo assinado não for “considerado válido”, os maquinistas avançam para a greve que já havia sido planeada e que duraria até 3 de Março.