Está aqui

Seca no Corno de África coloca 22 milhões de pessoas em risco de fome, diz ONU

O número de pessoas em risco de fome em países como o Quénia, Somália e Etiópia, devastados pela seca, aumentou para 22 milhões, segundo o Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA).
Foto de EU Civil Protection and Humanitarian Aid, Flickr.

A seca sem precedentes matou milhões de animais, destruiu plantações e forçou 1,1 milhão de pessoas a deixar as suas casas à procura de comida e água.

“O mundo precisa agir agora para proteger as comunidades mais vulneráveis ​​da ameaça de fome generalizada no Corno de África”, afirmou o diretor-executivo do PMA, David Beasley, na sexta-feira, citado pelo The Guardian.

“Ainda não há fim à vista para esta crise da seca, então devemos obter os recursos necessários para salvar vidas e impedir que as pessoas mergulhem em níveis catastróficos de fome e inanição”, acrescentou.

No início de 2022, o PMA alertou que 13 milhões de pessoas nos três países enfrentavam fome e apelou a financiamento urgente. Mas os fundos demoraram a chegar, nomeadamente face à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Em meados do ano, o número de pessoas em extrema necessidade subiu para 20 milhões e os alertas de fome tornaram-se ainda mais urgentes. O PMA refere que até setembro pelo menos 22 milhões de pessoas podem passar fome.

“Esse número continuará a subir, e a gravidade da fome aprofundar-se-á se a próxima estação chuvosa... falhar e as pessoas mais vulneráveis ​​não receberem ajuda humanitária”, destaca o PMA em comunicado.

“As necessidades continuarão altas em 2023 e a fome é agora um sério risco, particularmente na Somália”, onde quase metade da população de 15 milhões está gravemente faminta.

Termos relacionados Ambiente
(...)