Centenas de pássaros apareceram mortos esta sexta-feira em Roma. Várias organizações de defesa dos animais ligam este facto ao fogo-de-artifício da passagem de ano e chamam-lhe um “massacre”, segundo notícia divulgada pela Associated Press.
As imagens das aves caídas perto da principal estação de comboios da cidade, na sua maioria identificados como estorninhos que costumam usar a zona para nidificar, circularam nas redes sociais. Uma das associações que publicou estaws imagens e tomou posição foi a OIPA, a Organização para a Proteção dos Animais, associando o sucedido ao barulho e à iluminação provocada pelos fogos-de-artifício.
À agência noticiosa norte-americana, Loredana Diglio, disse que “pode ser que tenham morrido de medo. Elas voam juntas e podem embater umas com as outras, ou chocar com janelas ou cabos elétricos. Não podemos esquecer que também morrem de ataques cardíacos”.
O ramo italiano da OIPA critica o facto de todos os anos os fogo-de-artifício causarem sofrimento e danos físico em animais domésticos e selvagens. Na sua conta de Twitter, a associação de defesa dos animais publicou uma mensagem que dizia “cada fogo-de-artifício é para eles uma explosão de medo!” E na sua página de internet havia conselhos sobre com lidar os tradicionais espetáculos de pirotecnia.
Every #fireworks is for them an explosion of fear! 10 simple tips for protecting #animals and for keeping your #dogs, #cats and other #pets safe from fireworks and #firecrackers during #NewYearsEve #celebration. Read here and downloadhttps://t.co/1BT8i58JI5 pic.twitter.com/iyEyegN89A
— OIPA International (@OIPAInternation) December 30, 2020
As mortes destas aves sucederam apesar de em Roma estar banida a utilização pessoal de pirotecnia e de haver, devido às restrições causadas pela pandemia, um recolher obrigatório marcado para as dez horas da noite.