Mariana Mortágua visitou esta sexta-feira a Futurália, onde o Bloco de Esquerda tem estado presente com uma banca e contactado centenas de jovens durante esta semana. Em declarações aos jornalistas, considerou que Luís Montenegro não querer debater com o Bloco é “uma diminuição da democracia”, onde “não escolhemos com quem debatemos, todos debatem com todos”.
“Quero debater com Luís Montenegro os disparates que foram feitos na habitação, porque é que os preços continuam a subir e como é que vamos colocar limites às rendas”, disse a dirigente bloquista. “Luís Montenegro é líder de uma coligação que vai a votos, e tem de vir debater com todos”.
Legislativas 2025
Mariana Mortágua desafia Montenegro a não ter medo dos debates difíceis
A coordenadora do Bloco de Esquerda diz que “ninguém entende” a escolha de Montenegro debater com o PS, IL, Chega e PCP mas não com o Bloco de Esquerda, Livre e PAN. “O critério é completamente aleatório, só se pode compreender com Montenegro ter escolhido a dedo com quem lhe interessava debater”.
Questionada sobre a posição do Partido Socialista e do PCP face à escolha de Luís Montenegro, a dirigente bloquista disse que “os partidos têm de ser coerentes”. “A decisão só vai em frente se houver um acordo entre as televisões, o PSD e os outros partidos”, defendeu.
Sobre o regresso dos fundadores do partido às listas para a Assembleia da República, Mariana Mortágua defende que “não há nenhum outro partido que consiga juntar todas as suas gerações para ir a eleições e não há nenhum partido que tenha percebido como este momento é decisivo”. “O Bloco de Esquerda tem esta capacidade de chamar várias gerações para este debate, e essa é uma prova de força que já se nota, que convoca e entusiasma gente”, disse a dirigente bloquista.
A coordenadora do Bloco de Esquerda sublinhou que a Futurália é um lugar importante para falar com os jovens, que “estão cada vez mais interessados na política”. Mariana Mortágua falou com dezenas de jovens com questões sobre política que “querem saber o que os partidos pensam sobre a guerra, a paz, o clima, habitação”.