Está aqui

Psicovid-19: o blogue da saúde mental em tempos de pandemia

Um grupo de médicos psiquiatras e internos de psiquiatria decidiram criar um blogue para partilha de informação e opinião e ajudar no combate à desinformação.
Foto Casey Marshall/Flickr

“A atual pandemia determina uma profunda alteração nas nossas vidas. As suas consequências na Saúde Mental são óbvias e previsíveis” e é para as discutir e informar que um grupo de médicos psiquiatras e internos de psiquiatria criaram o blogue Psicovid19.

“O nosso compromisso é contribuir para a informação, combater a desinformação, questionar o que pode ser debatido, orientar com base na melhor evidência científica e propor com realismo caminhos que possam ser trilhados coletivamente”, afirmam os autores na nota de apresentação deste projeto.

Para além de conselhos e recomendações da DGS, as primeiras semanas de atividade do blogue incluem informação sobre como falar com os mais idosos sobre o Covid-19, a discussão sobre as consequências da quarentena e isolamento na saúde mental, a resposta imediata na prestação de cuidados a quem tem perturbação mental grave, o estigma associado a quem foi infetado pelo Covid-19, as dicas da Organização Mundial de Saúde para lidar com o stress durante esta pandemia ou os efeitos desse stress nos próprios profissionais de saúde mental.

O blogue conta com contributos de vários profissionais de saúde mental como Ana Matos Pires, Lídia Sousa, Mafalda Corvacho, Manuela Silva, Miguel Palma, Nuno Madeira, Paulo R. Barbosa, Pedro Frias, Pedro Morgado, Sónia Farinha Silva e Tiago Santos.

 

Termos relacionados #SomosTodosSNS, Covid-19, Sociedade
(...)