Autárquicas

PSD conquista maioria das Câmaras, esquerda perde influência

13 de outubro 2025 - 12:15

O resultado das autárquicas confirmou a viragem do eleitorado à direita mas frustrou as expetativas do Chega de traduzir em Câmaras o resultado das últimas legislativas.

PARTILHAR
urna de voto
Foto de António Cotrim/Lusa

Com 136 Câmaras conquistadas sozinho ou em coligação, mais dez do que o PS, o PSD alcançou a partir deste domingo a presidência da Associação Nacional de Municípios. Uma vitória reforçada pela conquista do Porto, Gaia e Sintra e a manutenção de Lisboa e Braga. Apesar da derrota, o PS saiu da noite eleitoral sem ver repetida a hecatombe das legislativas, podendo comemorar a conquista de capitais de distrito como Coimbra, Viseu, Bragança, Évora e Faro.

Face às expetativas criadas após as legislativas, com a fasquia colocada na conquista de pelo menos três dezenas de Câmaras, foi o Chega que tirou ao PS o lugar de grande derrotado da noite eleitoral, ao ganhar em apenas três: Entroncamento, Albufeira e São Vicente (Madeira). Ou seja, metade das seis Câmaras que o CDS conseguiu manter.

À esquerda, a CDU perdeu cerca de um terço das Câmaras e dos eleitos nas últimas autárquicas, passando a presidir a 12 autarquias. Entre as perdas destacam-se Setúbal e Évora, deixando o partido pela primeira vez sem governar nenhuma capital de distrito.

O Bloco de Esquerda viu ainda mais reduzida a sua implantação autárquica, com a eleição de apenas uma vereadora em Lisboa. Nas Assembleias Municipais o Bloco conseguiu eleger em listas próprias no Porto, Coimbra, Torres Novas, Moita, Horta e Vila do Porto (Açores). Nas cerca de duas dezenas de coligações que integrou, houve eleitos bloquistas em Lisboa, Figueira da Foz, Cascais, Odivelas, Loures, Seixal, Barreiro e Portimão, bem como na lista de cidadãos no Montijo que venceu a Câmara.

Termos relacionados: PolíticaAutárquicas 2025