Está aqui

Protestos pela insuficiência de apoio às artes

Os cortes nos apoios a companhias e projetos de teatro estão a provocar grande indignação. Para a próxima sexta-feira estão convocadas ações de protesto em Lisboa e Porto. O Bloco de Esquerda já questionou o Governo.
Cortes nos apoios a companhias e projetos de teatro estão a provocar grande indignação
Cortes nos apoios a companhias e projetos de teatro estão a provocar grande indignação

Divulgados os resultados do concurso de candidaturas ao Programa de Apoio Sustentado às Artes 2018-2021, na área do Teatro, verifica-se a diminuição do apoio a estruturas e projetos de 55 para 50 e o apoio apenas a metade das candidaturas.

Excluídos ficam, nomeadamente, o Teatro Experimental de Cascais, duas companhias profissionais com sede em Coimbra - O Teatrão e Escola da Noite -, o Centro Dramático de Évora (CENDREV), o Teatro das Beiras, da Covilhã, assim como o Teatro Experimental do Porto, a Seiva Trupe, o Festival Internacional de Marionetas e o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), também do Porto, o Teatro de Animação de Setúbal, a associação GRIOT, Chão de Oliva, o Teatro dos Aloés, a Casa Conveniente e a Cooperativa Cultural Espaço Aguncheiras.

Protestos convocados para 6 de abril

Em apelo conjunto, o CENA-STE (Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos), a Rede (Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea), a Plateia (Profissionais Artes Cénicas) e o Manifesto em Defesa da Cultura convocam protestos para o dia 6 de abril (próxima sexta-feira) às 18 horas, em Lisboa à porta do Teatro Nacional D. Maria II e no Porto na Praça Carlos Alberto. Convocam ainda encontros preparatórios para a próxima terça-feira, 3 de Abril ás 18h em Lisboa, na sede do CENA-STE – com conferência de imprensa às 20h30 – e no Porto no espaço Agente a Norte (Rua D.João IV, 1000).

“Já chega! O momento atual das Artes e da Cultura precisa de ação, união e solidariedade” afirmam as quatro estruturas no documento divulgado, sublinhando que se levanta “uma onda de indignação em todas as áreas da Cultura”, a que urge dar resposta.

No texto reivindicam:

“1) Definição de uma Política Cultural, criação de um Novo modelo de Apoio às Artes e respetivos instrumentos de financiamento;

2) Aumento imediato do orçamento dos Apoios às Artes para 25 milhões de euros (valores de 2009 + ponderação da inflação) e correção dos efeitos negativos dos concursos em curso;

3) Combate à precariedade na atividade artística e estabilidade do sector;

4) Compromisso com o patamar mínimo de 1% do OE para a Cultura, já em 2019”.

Apoios 3 milhões de euros abaixo dos de 2009

Por sua vez, o Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a “Insuficiência de meios financeiros para apoio às artes”. Neste documento, o deputado Jorge Campos pergunta ao ministro da Cultura se concorda com o “corte de financiamento público a um grande número de estruturas de criação artísticas do país, proposto pelo júri dos concursos da DGArtes”, se “tomou conhecimento das denúncias sobre a insuficiência de orçamento, presentes nas atas de todos os concursos” e se o governo irá reforçar o orçamento.

Na pergunta, o deputado bloquista lembra que os atuais cortes se seguem aos “já contestados resultados nas áreas de cruzamento disciplinares, música e artes visuais” e aponta que, “mesmo com o aumento de um milhão e meio de euros, anunciado pelo Primeiro-Ministro, o valor dos apoios fica ainda 3 milhões de euros abaixo dos de 2009, reclamados como o mínimo necessário”.

Em estado de choque”

"Isto é inenarrável. Estou em estado de choque", disse Carlos Avilez à agência Lusa a propósito de o Teatro Experimental de Cascais ter ficado, pela primeira vez, excluído dos subsídios plurianuais para o teatro.

A companhia tem 52 anos de atividade e no dia Mundial do Teatro (27 de março) estreou a sua 154.ª produção - "´As you like it" - Como vos aprouver" - e foi agraciada pelo Presidente da República, com o grau de membro honorário da Ordem de Mérito.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)