Está aqui

Portugal com a maior queda do emprego na UE

No quarto trimestre de 2022, Portugal registou uma queda de 0,8% no emprego, segundo os números do Eurostat. Em sentido contrário, tanto a média da União Europeia como da Zona Euro mostram o emprego a crescer.
Foto de Paulete Matos

Segundo os dados desta quarta-feira do Eurostat, Portugal teve a maior queda de emprego da União Europeia, enquanto a média na Zona Euro e a UE aumentou.

As estimativas do Eurostat apontam para um crescimento do emprego no último trimestre do ano passado de 1,5% na Zona Euro e 1,3% na UE em relação ao mesmo período em 2021. Apesar de positivo, representam um abrandamento do crescimento, uma vez que no terceiro trimestre estas variações homólogas eram, respetivamente, 1,8% e 1,5%.

Já em Portugal, a mesma análise mostra que o emprego em Portugal aumentou 1,3% no terceiro trimestre e apenas 0,4% no último. Isto traduz-se numa queda no emprego entre trimestres, tendo Portugal registado 0,8%, a maior perda do grupo de países. Seguem-se a Lituânia e a Letónia com diminuições de 0,5%.

No lado oposto, em Malta o emprego cresceu 1,6%, na Polónia 0,9% e na Estónia, Chipre e Holanda 0,7%. Na globalidade, tanto a UE como a Zona Euro viram em média o emprego crescer 0,3%.

Termos relacionados Sociedade
(...)