José Soeiro, candidato do Bloco à câmara do Porto, defendeu uma política ambiental para aumentar os espaços verdes e a extensão dos arruamentos arborizados, prometendo plantar cerca de 2.500 árvores por ano.
O sociólogo destacou que “são 16% apenas os arruamentos que têm árvores” e “mesmo os parques que já existem, como o parque da cidade, têm visto a sua área verde ser encolhida em resultado da crescente impermeabilização”.
O candidato defendeu a “necessidade de alargar os parques existentes, como o parque oriental”, considerando que mais área verde representa aumento da qualidade de vida, combate as alterações climáticas e cria uma cidade mais agradável para se viver”.
No último dia de campanha, Soeiro quis ‘plantar’ uma laranjeira em relvado sintético na Rua Álvares Cabral, no Porto, numa ação simbólica “para dizer que é preciso que no domingo haja nesta cidade mais verde, mais vermelho e menos cinzento”.
“Ou seja, que as pessoas votem para que haja vozes que tragam uma outra voz à câmara do Porto, uma outra cor à câmara do Porto, uma outra energia à câmara do Porto”, referiu o bloquista, para quem as últimas duas semanas “foram de uma grande intensidade de contactos, de ideias, de debates, com momentos muito altos”, numa campanha que “marcou a diferença pelo modo como se dirigiu à cidade”.