Lisboa

Plano de Moedas para abater jacarandás “é inaceitável”

25 de março 2025 - 17:20

A vereadora bloquista Beatriz Gomes Dias desafiou o presidente da Câmara de Lisboa a rever o plano que pretende retirar 25 jacarandás da Avenida 5 de Outubro no âmbito da construção de um parque de estacionamento subterrâneo. Petição contra o abate juntou mais de 37 mil assinaturas em poucos dias.

PARTILHAR
Jacarandá
Jacarandá. Foto buiversonian/Flickr

A mobilização cidadã contra a retirada de mais de duas dezenas de jacarandás do eixo central da Avenida 5 de Outubro já reuniu mais de 37 mil assinaturas numa petição iniciada no Dia da Árvore.

Esta terça-feira, a vereadora bloquista questionou Carlos Moedas, desafiando o autarca a rever projeto de forma a que não sejam abatidas ou transplantadas árvores daquele local. Embora a Câmara tenha afirmado que após a conclusão da obra o número de árvores na área será duplicado, “contrastando com o plano original que previa o corte de todas as árvores
existentes”, Beatriz Gomes Dias afirma que há dúvidas que persistem em torno da necessidade de retirar dali as árvores.

Em primeiro lugar, refere a vereadora, não se entendem os critérios para umas árvores serem abatidas e outras transplantadas, não se conhecendo qualquer estudo fitossanitário das árvores em questão. Também não existe um estudo de impacte ambiental acerca das consequências deste abate. 

O que se sabe, como mostra a mobilização em defesa dos jacarandás, é que a população não foi ouvida e desconhece-se se houve projetos alternativos para a construção do parque de estacionamento que poupassem os jacarandás. E por fim, não se sabem quais as compensações ambientais resultante deste abate, para além da promessa de duplicar as árvores do local, nem que espécies de árvores serão estas, o que pode pôr em causa “a coerência paisagística da avenida, considerando a importância histórica e estética dos jacarandás”.

Na terça-feira, autarcas do Bloco colocaram uma faixa com a inscrição "Salvem os jacarandás!" na zona da Avenida que será alvo das obras que pretendem abater estas árvores.

Termos relacionados: Política