Está aqui

Passes mais baratos: vendas aumentaram 22% em seis meses

Entre março e setembro de 2019, a venda de passes de transportes subiu 22% face ao mesmo período do ano anterior, dizem os números da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.
Venda de passes
Foto de Paulete Matos.

A redução do preço dos passes sociais dos transportes públicos correspondeu a mais passes vendidos e mais passageiros a viajar nos primeiros seis meses da implementação da medida. É o que dizem os números da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) a partir dos dados fornecidos pelas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, 19 comunidades intermunicipais, 29 municípios e operadores de transportes públicos.

Segundo o relatório sobre a implementação do Programa de Apoio à Redução tarifária, citado pela agência Lusa, venderam-se entre março e setembro de 2019 mais 22% de passes e o número de passageiros com passe aumentou 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. O aumento total do número de passageiros a nível nacional aumentou 7%. Em sentido inverso esteve a venda de títulos de transporte ocasionais, com uma quebra de 12%.  

A AMT reconhece que a subida na venda dos passes é mais expressiva nas duas grandes áreas metropolitanas, “pois, excluindo estas regiões, as variações para o período de março a setembro são menos significativas”. Na área metropolitana de Lisboa, a venda de passes aumentou 29%, com o número de passageiros com passe a crescer 17% face ao aumento geral de 8%. No Porto, onde o passe-família só vai entrar em vigor este ano, a venda de passes subiu 15%, o que corresponde a uma subida de 14% nos passageiros com passe e 7% no total de passageiros.

Nas Comunidades Intermunicipais, a venda de passes também aumentou, mas não de forma tão expressiva, com a subida a rondar os 5%, o que corresponde a apenas mais 1% de passageiros a viajar com passe.

A AMT conclui que o aumento da procura dos transportes públicos nas grandes áreas metropolitanas  está agora “em níveis que já não se verificavam há vários anos”.

Termos relacionados Sociedade
(...)