OE’2011: Bloco exige esclarecimento ao país

30 de outubro 2010 - 13:44

Ministro das Finanças ameaça mas mantém tabu. Teixeira dos Santos afirma serem necessárias medidas adicionais de contenção na ordem dos 500 milhões de euros mas não elucida quais. Bloco exige saber.

PARTILHAR
Teixeira dos Santos falava aos jornalistas na passada quarta-feira quando se tentava fazer crer que acordo entre PS e PSD seria impossível. Miguel A. Lopes, Lusa.

Aquela que Ana Drago, deputada do Bloco de Esquerda, apelida de primeira fase da “novela da negociação PS/PSD” chegou hoje ao fim.

Na passada sexta-feira, pelas 23h19m foi firmado o compromisso entre PS e PSD, confirmaram este sábado Teixeira dos Santos e Eduardo Catroga.

O representante da comitiva do PSD afirma que prestaram ambos “um bom serviço ao país” e que esta é “uma vitória para Portugal e para os portugueses”. No entanto, o próprio Eduardo Catroga assumiu que o “orçamento continua a ser mau”.

Certo é que o PSD dá o seu aval ao orçamento do governo, que mantém os cortes na função pública, o congelamento das pensões, os cortes nas prestações e apoios sociais e o corte na saúde e na educação na ordem dos 12%, entre outros.

Teixeira dos Santos, por sua vez, declarou que “este acordo deve ser levado até ao fim” e que espera o apoio do PSD durante a discussão do orçamento na especialidade.

Teixeira dos Santos ameaça: portugueses enfrentam novas medidas de contenção

O ministro das finanças deixou bem claro: “ dourar a pílula” e dar a ideia de que é possível “aliviar sacrifícios” é “criar ilusão”.

A cedência do PS face a algumas das reivindicações do PSD implica que será necessário introduzir novas medidas de contenção, que totalizarão 500 milhões de euros.

Bloco exige esclarecimentos ao país

Ana Drago, deputada do Bloco, alerta para o facto de as medidas anunciadas irem recair nos mesmos: pensionistas, desempregados, aqueles que têm menores rendimentos.

Em conferência de imprensa, Ana Drago acusa Teixeira dos Santos de criar tabu ao não esclarecer quais as medidas a implementar.

A dirigente relembra ainda que o Bloco apresentou já um conjunto de medidas que permitem diminuir a despesa, entre as quais o corte para metade nas consultorias jurídicas e outra assistência técnica, e a redução, em 1000 milhões de euros, da despesa com benefícios fiscais para as grandes empresas.