O Orçamento de Estado da recessão está para chegar

10 de outubro 2010 - 11:31

Apesar das comemorações do centésimo aniversário da República, o espectro da crise e das medidas de austeridade continuaram a marcar pesadamente os trabalhos parlamentares desta semana. Pelo deputado Pedro Soares.

PARTILHAR

Apesar das comemorações do centésimo aniversário da República, que contou com uma brilhante intervenção em Plenário de Fernando Rosas, o espectro da crise e das medidas de austeridade continuaram a marcar pesadamente os trabalhos parlamentares da semana... o Orçamento de Estado da recessão está para chegar.

O Bloco apresentou esta semana cinco iniciativas. Um projecto de Lei sobre o Testamento Vital, uma questão de direitos dos doentes mesmo que em fase terminal, e que passou para debate na especialidade em conjunto com outros.

Também três projectos de Resolução: um para a adopção de medidas contra a exposição ao amianto nos edifícios públicos, um problema que pode afectar gravemente a saúde de funcionários e utentes; outro para alargar a capacidade de intervenção das entidades gestoras de ZIF (Zonas de Intervenção Florestal), essencial para o combate aos fogos e à degradação da floresta e, finalmente, um projecto para que o Complexo das Sete Fontes, em Braga, seja declarado monumento nacional. 

Ainda foi realizada uma apreciação parlamentar do Decreto-Lei que altera o Estatuto da Carreira de educadores e professores.

Os três projectos de Resolução foram aprovados, tendo sido o das Sete Fontes por unanimidade! A defesa deste importante património da engenharia hidráulica do séc. XVII, numa área central (ainda verde) da cidade de Braga, chegou ao Parlamento através de uma Petição de 6 mil cidadãos. Tratava-se de impedir que, mais uma vez, a lógica do betão levasse à destruição deste bem público. 

A aprovação do projecto de Resolução do Bloco compromete o Governo com este caminho, dá força à mobilização cidadã em Braga e constitui um excelente exemplo de como a cidadania pode ser tão decisiva para a defesa do interesse público.