O Partido Trabalhista britânico suspendeu Jeremy Corbyn esta quinta-feira, 29 de outubro de 2020, depois de ele ter afirmado que o problema do antissemitismo no partido tinha sido “exagerado por razões políticas”, segundo o Público.
Corbyn fez aquelas declarações na sequência da apresentação de um relatório da Equality and Human Rights Commission sobre o assunto. A atual direção do Labour anunciou então: “À luz dos seus comentários e da sua incapacidade para se retratar, o Partido Trabalhista suspendeu Jeremy Corbyn enquanto se mantiver a investigação. Corbyn também foi suspenso do grupo parlamentar dos Trabalhistas”.
A Equality and Human Rights Commission (EHRC) é um órgão público que tem a responsabilidade da promoção e aplicação das leis de igualdade e não discriminação na Grã-Bretanha1.
No referido relatório, a EHRC diz que o Labour violou a lei quando Corbyn era líder do partido e considera que houve “sérios falhanços” e interferências da sua liderança, acusando o partido de “atos ilegais de assédio e discriminaçao”.
No twitter, Jeremy Corbyn diz que vai “contestar veementemente” a intervenção política para o suspender e conclui: “Vou continuar a apoiar uma política de tolerância zero em relação a todas as formas de racismo”.
I will strongly contest the political intervention to suspend me.
I’ve made absolutely clear those who deny there has been an antisemitism problem in the Labour Party are wrong.
I will continue to support a zero tolerance policy towards all forms of racism.
— Jeremy Corbyn (@jeremycorbyn) October 29, 2020
Em janeiro deste ano, Luís Fazenda escreveu no esquerda.net: “Corbyn foi objeto de uma sórdida campanha de mentiras sobre as suas posições e sobre a sua vida, como agora é hábito das campanhas sujas reacionárias nos tablóides e nas redes sociais.”
Em artigo publicado em Counterfire, refere-se que o ataque a Corbyn não tem nada que o apoie no relatório da EHRC. “O relatório da EHRC não sustenta as alegações de que o Labour durante a direção de Corbyn era institucionalmente antissemita e não justifica a suspensão de Jeremy Corbyn”.
Nota:
1 A comissão foi estabelecida em 2006, com efeito a partir de 1 de outubro de 2007. Ver mais em https://en.wikipedia.org/wiki/Equality_and_Human_Rights_Commission