No final da reunião da Mesa Nacional do Bloco, este domingo em Lisboa, Mariana Mortágua resumiu as conclusões do debate da direção bloquista que aprovou o manifesto eleitoral, uma resolução sobre a situação europeia e internacional e os primeiros candidatos que o partido apresentará em cada círculo eleitoral nas legislativas de 18 de maio. E agendou também a nova data para a XIV Convenção Nacional do partido e atualizou o calendário dos debates preparatórios. A Convenção irá realizar-se nos dias 1 e 2 de novembro, após as eleições autárquicas.
A coordenadora bloquista afirmou que o partido compreendeu “a complexidade e importância destas eleições” e tem a noção de que “esta vai ser uma campanha diferente: uma campanha para ouvir as pessoas, o que elas pensam sobre respostas e soluções” e em que o Bloco se irá dedicar a explicar “quais são as funções da esquerda para a habitação, o trabalho e um mundo cada vez mais injusto em que a riqueza está cada vez mais concentrada nalguns oligarcas”.
“Vivemos num mundo governado por um eixo de oligarcas que vai de Washington a Moscovo, de Trump a Putin, em que há 50 deputados de extrema-direita no parlamento português em que os dirigentes europeus atiram-nos para uma escalada militarista e para a guerra com uma irresponsabilidade que há uns meses não pensaríamos ser possível”, sublinhou.
E neste contexto, “o que se exige à esquerda é que saiba compreender a seriedade e importância deste momento político”, razão pela qual o Bloco convocou para este combate “novas gerações, velhas gerações, toda a experiência e toda a energia. E por essa razão “propusemos a três distritais e a três fundadores do partido poderem ser cabeças de lista para voltarem a ser deputados e fazerem um combate muito difícil”. Assim, Francisco Louçã será cabeça de lista em Braga, Luís Fazenda em Aveiro e Fernando Rosas em Leiria.
“No Bloco de Esquerda, as gerações não se substituem, acrescentam-se. A esquerda tem de convocar toda a gente e damos esse exemplo”, concluiu Mariana Mortágua.
Veja aqui os primeiros candidatos do Bloco de Esquerda às eleições para a Assembleia da República de 2025
AVEIRO:
1. Luís Fazenda
67 anos, professor. Foi deputado à Assembleia da República entre 1999 e 2015. Fundador e dirigente do Bloco de Esquerda.
2. Moisés Ferreira
39 anos, Mestre e doutorando em psicologia. Foi deputado à Assembleia da República entre 2015 e 2022, altura em que coordenou a política de saúde do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda. É dirigente distrital e nacional do Bloco.
3. Sónia Pinto
39 anos, enfermeira. Residente na Mealhada, mestre e especialista em enfermagem de saúde familiar. Pertence à Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários. Tem publicações e investigação feita na área da violência doméstica e de género, populações vulneráveis e pessoas com deficiência.
BEJA:
1. Alberto Matos
Professor aposentado e dirigente da Solidariedade Imigrante (SOLIM). Foi candidato presidencial em 1995.
BRAGA:
1. Francisco Louçã
68 anos, professor e economista. Foi candidato presidencial em 2006 e deputado à Assembleia da República entre 1999 e 2012. Fundador do Bloco de Esquerda.
2. Ricardo Cerqueira
43 anos e reside em Vila Verde. É dirigente do SPN e FENPROF. Deputado na Assembleia Municipal de Vila Verde.
3. Norberta Grilo
53 anos, é Inspetora do Trabalho desde 2001. É natural de Braga, da freguesia de S. João do Souto, e residente na freguesia de Lamaçães. É licenciada em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho, com especialização em Engenharia Humana. Tem diversas formações no âmbito do direito do trabalho, de segurança e higiene no trabalho e formação de formadores.
4. Joana Neiva
Tem 29 anos e é natural de Barcelos, onde é membro da Concelhia pelo Bloco de Esquerda. É Mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, com formação em trauma, temáticas LGBTQIA+, violência doméstica e de género. Atualmente atua como psicóloga, investigadora e formadora.
BRAGANÇA:
1. Vitor Pimenta
Natural de Cabeceiras de Basto. Licenciado e mestre em Medicina pela Universidade do Minho, tendo-se especializado em Psiquiatria no Hospital de Magalhães Lemos, no Porto. Vive em Bragança desde 2017, onde exerce funções na Unidade Local de Saúde do Nordeste. Atualmente é diretor de serviço no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.
CASTELO BRANCO:
1. Inês Antunes
26 anos, operadora de call center. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior em 2019, com um curso de especialização em Design Gráfico pela FLAG em 2021. Trabalha na linha de atendimento da Segurança Social desde julho de 2021 e colabora na Rádio Castelo Branco desde setembro de 2022.
COIMBRA:
1. Miguel Cardina
46 anos, Historiador e investigador auxiliar no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É autor de várias obras sobre o século XX português, com destaque para a história das oposições à ditadura, do colonialismo e da guerra colonial. É membro da Mesa Nacional e da Comissão Política do Bloco de Esquerda.
2. Mariana Rodrigues
29 anos, Licenciada em direito pela Universidade de Coimbra e mestranda pela Nova de Lisboa. Feminista e ativista estudantil por uma universidade pública e inclusiva, foi eleita para quatro mandatos na Associação Académica de Coimbra, onde assumiu, também, a vice-presidência para a política e para a cultura. Atualmente, é jurista numa instituição financeira e tem pugnado, através da organização coletiva, pelo acesso de todas as pessoas a habitação digna e pelo direito à cidade.
ÉVORA:
1. Pedro Miguel Nunes Ferreira
46 anos, informático e pós-graduado em Segurança Informática. Especialista de informática no Município de Portel. Ativista na luta estudantil pelo não pagamento de propinas no Ensino Superior, e na área do Trabalho e sindicalismo, foi delegado sindical do STAL, iniciando e liderando o “Movimento Carreira de Informática” da Administração Pública.
FARO:
1. José Gusmão
49 anos, licenciado em Economia, é membro da Comissão Política do Bloco de Esquerda. Foi deputado à Assembleia da República na XI Legislatura, tendo sido Vice-Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças.É membro da Comissão Política do Bloco de Esquerda. Foi deputado à Assembleia da República na XI Legislatura, tendo sido Vice-Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças.
2. Sandra da Costa Moutinho
Professora, mestre em Educação, Investigadora e ativista. Dirigente do Bloco de Esquerda.
GUARDA:
1. Beatriz Realinho
24 anos, é natural da Guarda, mestranda em Antropologia, ativista LGBTQI+ e feminista. Dirigente do Bloco de Esquerda.
LEIRIA:
1. Fernando Rosas
79 anos. Historiador. Foi deputado à Assembleia da República e candidato presidencial em 2001. Fundador do Bloco de Esquerda.
2. Rafael Henriques
32 anos. Médico de família. Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2014 e especialista em Medicina Geral e Familiar em 2020. Está a exercer como médico de família em Leiria desde 2020, encontrando-se atualmente a trabalhar na USF Martingil desde Maio de 2022.
LISBOA:
1. Mariana Mortágua
38 anos. Professora e Economista. Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda e deputada à Assembleia da República.
2. Fabian Figueiredo
36 anos. Sociólogo. Líder parlamentar e dirigente nacional do Bloco de Esquerda.
3. Andreia Galvão
24 anos. Atriz. Dirigente do Bloco de Esquerda, ativista.
4. Ackssana Silva
32 anos. Socióloga. Ackssana Silva, socióloga e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional. É deputada na Assembleia Municipal da Amadora e membro da Direcção Nacional do Bloco de Esquerda.
5. Jorge Costa
49 anos. Jornalista. Foi deputado à Assembleia da República. Dirigente nacional do Bloco de Esquerda.
6. Leonor Rosas
25 anos. Bolseira de doutoramento. Doutoranda em Antropologia e estuda memória e colonialismo. Deputada na AM de Lisboa. Dirigente nacional do Bloco de Esquerda.
7. Shahd Wadi
42 anos. Investigadora. Independente e ativista pelos direitos do povo palestiniano.
8. Alfredo Martinho
47 anos. Assistente de bordo de comboios de longo curso da CP, ativista sindical e estudante de curso superior politécnico.
9. Cristina Pereira
50 anos. Funcionária da Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa. Ativista do STML.
10. Tânia Russo
43 anos. Médica, dirigente sindical, ativista pelo SNS. Deputada da Assembleia Municipal de Sintra pelo Bloco de Esquerda. Membro da Mesa Nacional, da Coordenadora Concelhia de Sintra e Coordenadora Distrital de Lisboa do Bloco de Esquerda.
PORTALEGRE:
1. José Carita Monteiro
Escritor. Natural de Alter do Chão, foi candidato autárquico do Bloco de Esquerda.
PORTO:
1. Marisa Matias
49 anos. Doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, exerceu funções de investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra entre 2000 e 2009, onde se especializou na área das relações entre ambiente e saúde pública. Integrou projetos de investigação nacionais e internacionais.É dirigente nacional do Bloco de Esquerda. Foi eurodeputada e candidata presidencial em Portugal em 2016 e 2021.
2. Adriano Campos
Natural da Guiné-Bissau, 40 anos. Licenciado e mestre em sociologia pela Universidade do Minho, doutorado pela Faculdade de Economia da Universidade do Minho. Foi dinamizador do Espaço ContraBando e membro do FERVE (Fartas/os d'Estes Recibos Verdes). É dirigente nacional do Bloco de Esquerda.
3. Isabel Pires
34 anos. Deputada do Bloco de Esquerda entre 2015-2022, bem como na anterior legislatura de 2024. Natural de Vila Nova de Gaia. É mestre em Ciência Política, trabalhou vários anos em call center, tendo estado envolvida em vários coletivos e movimentos estudantis, bem como nas várias lutas sociais na altura da Troika. É dirigente nacional e distrital do Bloco de Esquerda.
4. António Soares
23 anos. Natural de Santo Tirso. Licenciado em Geografia e estudante de mestrado em Ensino na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente a realizar o estágio curricular como professor do ensino profissional. É deputado municipal de Santo Tirso e ativista. Esteve envolvido em vários movimentos estudantis pelo fim da propina e pelo direito à habitação. É dirigente do Bloco de Esquerda.
5. Maria Manuel Rola
40 anos. Investigadora de políticas locais de habitação e doutoranda em arquitetura na Universidade do Porto. Foi deputada entre 2017-2022 e acompanhou lutas pelo direito à habitação e contra a especulação imobiliária. Foi ainda vereadora do Bloco na Câmara do Porto. Dirigente Nacional e Distrital do Bloco de Esquerda.
6. Pedro Faria
48 anos. Ajudante de Ação Direta, Músico, Autor e Compositor. Apesar de ter nascido no Porto é natural de Matosinhos. Durante quase duas décadas trabalhou com adultos com perturbações do espectro do autismo. Dirigente nacional, distrital e da concelhia do Porto do Bloco de Esquerda. Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social. Ativista pelo direito à habitação.
7. Mariana Gil
19 anos. Estudante na licenciatura de Ciências da Comunicação, é natural do Porto. Desde a infância tem vindo a participar ativamente em ações pela defesa dos direitos humanos, através de uma abordagem interdisciplinar. Participa desde 2023 como oradora em diversos eventos e prestou formação a públicos de escolas sobre o holocausto, história cigana e inclusão. Ativista antirracista e em defesa das comunidades ciganas.
8. Nádia Leal
36 anos. Estudante de ciências sociais. Trabalha há 12 anos na área de customer excellence e desempenha atualmente funções de market lead. Deputada municipal em Matosinhos e dirigente distrital. Ativista de diversas causas sociais.
SANTARÉM:
1. Bruno Góis
39 anos. Investigador no Centro de Estudos Comparatistas, doutor em antropologia, ativista do coletivo feminista Por Todas Nós e membro da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda.
2. Júlia Pereira
34 anos. É formada em Estudos Portugueses e Brasileiros e trabalha na gestão de projetos sociais. Enquanto ativista política prioriza as lutas interseccionais sobre género, identidade e ecologia.
SETÚBAL:
1. Joana Mortágua
Deputada eleita pelo círculo eleitoral de Setúbal. Licenciada em Relações Internacionais no Instituto Superior Técnico de Ciências Sociais, foi eleita deputada pela primeira vez em 2015 e eleita vereadora na Câmara Municipal de Almada em 2017 e 2021. Membro da Mesa Nacional e da Comissão Política do Bloco de Esquerda e dirigente da Comissão Coordenadora Distrital de Setúbal.
2. Daniel Bernardino
Natural do Concelho do Barreiro e desde sempre residente na freguesia do Lavradio, é Licenciado em Sociologia pelo ISCTE. Desempenha a sua atividade profissional no sector automóvel, no parque industrial da Autoeuropa. Desde 2001 é coordenador da Comissão de Trabalhadores da empresa Faurecia e também membro da Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do parque industrial da Autoeuropa, foi dirigente sindical, no sindicato filiado na CGTP (Sinquifa e Site Sul). Foi representante no Conselho Europeu da Faurecia entre 2003 e 2017, sendo atualmente membro do Conselho de Administração. Candidato pelo Bloco de Esquerda nas últimas eleições ao Parlamento Europeu e à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Setúbal. Faz parte da Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda do Barreiro e também da Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda.
3. Diogo Mira
4. Marie Basse
VIANA DO CASTELO:
1. Adriana Temporão
32 anos. Natural de Valença, dirigente distrital e nacional do Bloco de Esquerda. Doutorada em Ciências Biomédicas na área da Parasitologia, trabalha, atualmente, na área dos ensaios clínicos. Feminista, activista ambiental, pela defesa dos direitos dos animais e contra a precariedade dos trabalhadores científicos em Portugal.
VILA REAL:
1. Anabela Oliveira
60 anos. Professora universitária, independente. Nasceu em Aveiro em 1963. É professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora no iA* Investigação em Artes. Doutorada em Literatura Comparada, orienta a sua investigação científica no âmbito dos estudos interartes e também na cinematografia de Manoel de Oliveira, Federico Fellini e Jacques Tati. Como ativista independente, integrou a lista candidata do Bloco de Esquerda de Vila Real nas eleições legislativas de março de 2024.
VISEU:
1. David Santos
38 anos. Técnico Auxiliar de Farmácia e escritor, natural de Mangualde.
2. Fátima Teles
Artista plástica e professora.
MADEIRA:
1. Diogo Teixeira
Licenciado em Línguas e Relações Empresariais pela Universidade da Madeira. Foi mandatário jovem da candidatura do BE à ALRAM em 2023. Integra o núcleo de jovens do Bloco Madeira.
AÇORES:
1. Pedro Amaral
Pedro Amaral, mariense, estudante de Filosofia na FLUP, onde já estudou Física, tendo já recebido bolsas de investigação. É membro da CCR do BE/Açores. Tem uma forte ligação ao associativismo e ao ativismo estudantil.
EUROPA:
1. Teresa Duarte Soares
Teresa Nóbrega Soares, 69 anos, professora do 2º ciclo aposentada e professora do ensino do português no estrangeiro, natural de Sintra e residente em Nuremberga, Alemanha. Secretária- Geral do Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas (SPCL) desde 2008.
FORA DA EUROPA:
1. Ana Isabel Silva
Ana Isabel Silva. Natural de Santo Tirso. Bioquímica, investigadora em Neurociência, no instituto i3s da Universidade do Porto. O seu trabalho científico foca-se no estudo do impacto de drogas psicoestimulantes no cérebro. Tem um percurso ativista na luta contra a precariedade laboral na ciência. Foi a primeira candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Santo Tirso sendo atualmente deputada municipal.