Está aqui

Morreu jovem internada com sarampo

A jovem de 17 anos que estava internada com sarampo no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, faleceu esta madrugada, segundo fonte hospitalar.
Na Europa já foram reportados 500 casos de sarampo
Na Europa já foram reportados 500 casos de sarampo

De acordo com o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), a jovem morreu “na sequência de uma situação clínica infeciosa com pneumonia bilateral – sarampo”.

A jovem estava internada desde o fim de semana na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do CHLC – Hospital Dona Estefânia, na sequência de uma pneumonia bilateral – complicação respiratória do sarampo.

Numa nota enviada à comunicação social, o Centro Hospitalar de Lisboa Central acrescenta que “a família acompanhou toda a evolução da situação clínica e o CHLC, com tristeza, lamenta a ocorrência e presta, publicamente, os seus sentidos pêsames”.

A jovem falecida integrava um grupo de seis doentes contaminados, dois deles pediatras da unidade de saúde mas o seu estado agravou-se e teve de ser colocada num quarto com pressão negativa para garantir o seu isolamento.

Refira-se que esta doença, que estava praticamente erradicada em Portugal desde 1994 e cuja eliminação tinha sido reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Verão do ano passado, reapareceu novamente alegadamente pelo facto de os pais terem deixado de vacinar as crianças.

A vacinação organizada contra o sarampo em Portugal teve início em 1973, através uma campanha de vacinação de crianças entre os um e quatro anos, tendo vigorado até 1977e em 1974, a vacina contra o sarampo foi incluída no Plano Nacional de Vacinação (PNV) e em 1990 foi introduzida uma segunda dose da vacina.

Este ano e só no continente europeu foram reportados mais de 500 casos de sarampo em pelo menos sete países, segundo dados disponibilizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)