Está aqui

Morreu Jorge Dias de Deus

Físico e professor catedrático jubilado do Instituto Superior Técnico (IST), Jorge Dias de Deus fundou em 1994 o Centro Multidisciplinar de Astrofísica (Centra), que liga a física de partículas à astrofísica.
Jorge Dias de Deus faleceu com 79 anos
Jorge Dias de Deus faleceu com 79 anos

Jorge Dias de Deus nasceu em Vila Fernando, concelho de Elvas, há 79 anos. Estudou Engenharia Química no IST, posteriormente foi para o Imperial College de Londres e para Copenhaga, especializando-se em física de partículas.

A nota de pesar emitida pelo presidente do Centra, José Sande e Lemos, e pela vice-presidente, Ana Mourão, e citada pelo Público, refere sobre Jorge Dias de Deus: “Em 1973 em Copenhaga, desenvolveu a ideia da geometria escala, que deu uma nova visão sobre as leis de escala para os partões, ou seja, quarks e gluões, os principais constituintes dos protões e neutrões”.

“Voltou ao IST para fazer um trabalho de primeira linha em várias direções”, aponta a nota, que conta: “Como professor, mostrou que era um verdadeiro físico ao proferir cursos em diversas áreas da física. Quando havia uma lacuna que ninguém conseguia preencher, o Jorge estava lá para dar aquele curso”.

Ana Mourão, professora do Departamento de Física do IST, co-fundadora do Centra e atual vice-presidente conta ao jornal:

“Ele vinha da física de partículas e acabou por ser o presidente do Centro Multidisciplinar de Astrofísica. Percebeu a ligação da física de partículas à astrofísica, a ligação entre o muito pequeno e o muito grande. Precisamos do muito pequeno para explicar o muito grande e precisamos do muito grande para explicar o muito pequeno”.

A nota de pesar salienta ainda: “Embora fosse um físico de partículas, teve a grande visão de que o futuro estava em astrofísica, gravitação e cosmologia, e começou a promover um grupo, e então um centro, que poderia investigar e aprofundar estes temas. Provou que estava totalmente certo. O Centra tem agora 27 anos. A nossa área científica está a receber prémios Nobel quase todos os dois anos, o mais recente para buracos negros em 2020”.

Jorge Dias de Deus teve também um intenso trabalho de divulgação científica, tendo publicado diversos livros na coleção Ciência Aberta da editora Gradiva.

“Um físico brilhante, um divulgador da ciência, um professor mobilizador. Deixou-nos agora e fará falta”, escreveu Francisco Louçã na sua página no facebook.

Termos relacionados Sociedade
(...)