Está aqui

Morreu António Silva (Toni)

António Silva (Toni) tinha 68 anos e foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços do Minho durante largos anos. Era militante do Bloco de Esquerda em Braga e tinha sido dirigente regional da UDP.
António Silva (Toni) tinha 68 anos
António Silva (Toni) tinha 68 anos

António Silva (Toni) faleceu no dia 28 de janeiro de 2021. Era um lutador ao serviço dos trabalhadores do distrito, ex-Presidente e antigo dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços do Minho.

Começou a sua militância antifascista e de esquerda antes do 25 de Abril, na Juventude Operária Católica, sendo posteriormente membro e dirigente da União Democrática Popular (UDP) em Braga, até ao aparecimento do Bloco de Esquerda, do qual foi fundador e militante.

Sobre ele, escreve o seu companheiro de luta António Lima: “O Toni era rigoroso consigo mesmo, colocava acima de tudo o bem comum; procurava sempre, por vezes com muita incompreensão do poder instituído, resolver os problemas dos inúmeros trabalhadores que procuravam nos sindicatos por onde passou, Construção Civil, Vestuário e Comércio”.

E acrescenta: “era um camarada, um amigo frontal, mas amável, com uma sensibilidade demolidora. Era aquele amigo ‘agridoce’ de quem se aprende a gostar e de quem não prescindimos nas ocasiões mais difíceis em que a dúvida nos dilacera e desespera”.

No facebook, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares destaca que Toni era “de uma força que a morte não consegue levar, daqueles que resistem ao esquecimento porque deixaram uma marca por onde passaram, os que não deixam as pessoas indiferentes.”

O esquerda.net e o Bloco de Esquerda endereçam à esposa, aos filhos, netos e restante família as sentidas condolências pela partida do querido camarada Toni.

Termos relacionados Sociedade
(...)