Mineiros em luta "iluminam" noite madrilena

Ao fim da caminhada de 400 quilómetros, o protesto dos mineiros espanhóis chegou finalmente a Madrid. Com as lanternas dos capacetes acesas e o apoio de dezenas de milhares de pessoas à sua luta, a Praça do Sol viveu uma noite emocionante.
Marcha dos mineiros arrancou de Leão, Astúrias e Aragão e foi recebida em apoteose por dezenas de milhares de pessoas em Madrid.

Os cortejos dos mineiros vindos das Astúrias, Leão e Aragão, uniram-se à chegada a Madrid e passaram em frente à residencia oficial do primeiro-ministro, o Palácio da Moncloa, apesar da proibição decretada pela delegada do Governo, anulada por decisão do tribunal depois dos sindicatos terem interposto uma ação de recurso.

"Somos mineiros, não terroristas" ou "Mariano, Mariano, não passas do verão" foram alguns dos slogans mais entoados pelos mineiros em luta pela sobrevivência do setor ameaçado pelos cortes dos apoios estatais. Um grupo de bombeiros juntou-se ao protesto e formou um cordão à entrada a Moncloa para abrir passagem ao cortejo mineiro.

Contra o desmantelamento do setor mineiro, os manifestantes prometem resistência e não confiam numa resposta positiva do governo às suas reivindicações. "Rajoy já disse que não tem intenção de nos ver, por isso temos de continuar a luta", afirmou Angel Garcia, vindo de Bierzo (Leão), à agência France Presse.

Os cortes previstos pelo governo do PP incluem a eliminação de 100% das verbas destinadas à segurança nas minas, 63% nas ajudas ao funcionamento das empresas e 40% de corte nas verbas destinadas às infraestruturas das 47 minas que dão trabalho a oito mil pessoas em todo o país.

Para esta quarta-feira está prevista uma manifestação no centro de Madrid que voltará a juntar dezenas de milhares de pessoas em solidariedade com a luta dos mineiros e contra a austeridade imposta a quem trabalha, enquanto a banca arrecada as ajudas públicas.

Los mineros entran en Madrid

Canto a la libertad, de Labordeta #resistenciaminera