A explosão ocorreu nesta sexta-feira à tarde, num local onde era roubado combustível de um oleoduto da empresa Petróleos Mexicanos (Pemex), em San Promitivo, município de Tlahuelilpan, no estado de Hidalgo, México.
Segundo o La Jornada, duas horas antes da explosão detetou-se uma fuga de gasolina, da qual o combustível saía em jorro, alcançando cerca de 20 metros de altura. Muitas pessoas afluíram ao local da fuga de gasolina e acabaram por ser atingidas pela explosão, morrendo ou ficando gravemente feridas com queimaduras de segundo e terceiro graus. O número de mortos ainda deverá aumentar, tanto mais que há ainda pessoas desaparecidas.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, dirigiu-se ao local do desastre, prometeu ajuda e afirmou que iria intensificar esforços para acabar com o roubo de combustível.
Lamento mucho la grave situación que se padece en Tlahuelilpan por la explosión de un ducto. Estoy en Aguascalientes y, desde que el director de Pemex y el secretario de Defensa me informaron, di instrucciones para que se controle el fuego y se atienda a las víctimas.
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) 19 de janeiro de 2019