A Unidade Local de Saúde de Sintra anunciou que o Serviço de Urgência Básica (SUB) que funciona em Mem Martins estará encerrado a partir desta quinta-feira e até à abertura do novo hospital de Sintra. A data de inauguração do novo serviço será anunciada no próximo dia 14.
Até ao dia em que abra o novo hospital, a alternativa para os milhares de utentes abrangidos por esta urgência será deslocarem-se ao Hospital Fernando da Fonseca, também conhecido como Amadora/Sintra. Este apela aos utentes para ligarem sempre para a linha SNS24 antes de se deslocarem a qualquer unidade de saúde.
Em comunicado, a concelhia de Sintra do Bloco de Esquerda lamenta esta redução da resposta do SNS à população do concelho de Sintra, “que fica privada, por tempo indeterminado, de uma alternativa à urgência geral do Hospital Fernando da Fonseca, na Amadora”.
O Bloco/Sintra sublinha que a decisão “contraria o planeamento da abertura da nova unidade há pouco tempo apresentado na Assembleia Municipal de Sintra por responsáveis da Unidade Local de Saúde da Amadora e Sintra, que informaram os eleitos e eleitas de que não se previa encerramento temporário do SUB de Mem Martins”.
“Mais do que técnica, esta medida é mais um sinal da forma errática como o Ministério da Saúde tem, ao longo do último ano, conduzido a tarefa de integrar no SNS a unidade que a autarquia de Sintra construiu”, concluem os bloquistas sintrenses.