Está aqui

Marta Harnecker (1937-2019)

Morreu este sábado Marta Harnecker, escritora, psicóloga e jornalista chilena. Considerava-se a si própria uma “educadora popular” e é autora de mais de 80 livros. Tinha 82 anos e faleceu devido a cancro no cérebro.
Marta Harnecker (1937-2019)
Marta Harnecker (1937-2019)

Marta Harnecker nasceu em 1937 no Chile, tinha ascendência austríaca, estudou e licenciou-se em psicologia na Universidade Católica do Chile. Em 1962 obteve uma bolsa para fazer uma pós-graduação em França, onde estudou sob a orientação de Paul Ricoeur e Louis Althusser.

De volta ao seu país, em 1968, foi professora de Materialismo Histórico e Economia Política na Universidade do Chile e foi diretora do semanário político Chile Hoy.

Marta Harnecker foi ativista católica na sua juventude. Em França afastou-se do catolicismo e aderiu ao marxismo.

Participou ativamente no apoio ao Governo de Salvador Allende e após o derrube deste, pelo golpe fascista de Augusto Pinochet, fugiu para Cuba, onde casou com Manuel Piñeiro, destacado dirigente cubano falecido em 1998 e de quem teve uma filha, Camila Piñeiro.

Vivendo em Cuba, esteve sempre muito ligada à luta da esquerda da América Latina.

Foi assessora do Governo de Cuba e, entre 2002 e 2006, foi conselheira de Hugo Chávez.

Casada em segundas núpcias com Michael Lebowitz, viveu os seus últimos anos entre Cuba e Canadá.

O seu livro Conceptos Elementales del Materialismo Histórico, escrito em 1969, já superou as 70 edições e é autora de mais de 80 livros, que foram base de formação de muitos militantes e ativistas da esquerda da América Latina.

Termos relacionados Internacional
(...)