O Parlamento Europeu anunciou esta sexta-feira os 30 membros que vão integrar a nova comissão de inquérito ao transporte de animais vivos (ANIT).
Para além de Marisa Matias (GUE-NGL), consta também da lista de membros efectivos a eurodeputada portuguesa Isabel Carvalhais (S&D). Por parte do GUE-NGL estará também presente a eurodeputada Anja Hazekamp, do Partido dos Animais (Holanda).
Dentro de cerca de uma semana serão anunciados os cargos que cada um destes membros ocupa. Os grupos políticos e os deputados não inscritos podem ainda nomear membros suplentes para esta comissão.
Esta comissão foi aprovada no dia 19 de Junho, com 605 votos a favor, 53 contra e 31 abstenções, e com um mandato de 12 meses. Ela irá analisar a não atuação da Comissão perante as provas de violações graves e sistemáticas da legislação europeia relativa ao transporte de animais vivos na UE e para países terceiros.
A Comissão tem sido regularmente informada das violações sistemáticas e severas que ocorrem durante o transporte de animais. Desde 2007, o executivo comunitário recebeu cerca de 200 comunicações relativas a violações destas regras europeias.
Marisa Matias já anunciou nas redes sociais a satisfação com esta nomeação: “Nenhum projecto de sociedade estará completo se não tivermos também em conta o bem estar animal. Acabar com a crueldade no transporte de animais é um dos passos essenciais.”