Está aqui

Marisa homenageou em Alcouce o mundo rural confinado

Num momento em que o país está confinado, Marisa Matias regressou à sua aldeia, Alcouce, e alertou para a falta de serviços públicos e cuidados no interior.
Marisa Matias em Alcouce.
Marisa Matias em Alcouce. Foto de Ana Mendes.

Moram em Alcouce cerca de 80 pessoas. Marisa viveu na aldeia desde que nasceu até aos 23 anos, altura em que terminou a licenciatura. A eletricidade chegou a Alcouce em 1981, quando Marisa tinha cinco anos. A água canalizada chegou em 1989, quando a candidata tinha 13 anos.

Esta quinta-feira, Marisa Matias voltou a Alcouce. Porque não esquece a sua terra, não esquece as suas origens “e porque é importante percebermos em todos os contextos que o país é muito diverso, nem toda a gente vive com as mesmas condições”.

A eletricidade e a água já chegaram à aldeia, “mas faltam serviços e cuidados, como faltam em tantos lugares do país”.

“Num momento em que o país está todo confinado e as aldeias e o mundo rural não são exceção”, a candidata quis mostrar isso mesmo: “o confinamento num sítio onde faltam serviços mas onde as pessoas estão a cumprir e a contribuir para que possamos ultrapassar em conjunto esta situação muito difícil que estamos a viver”.

“Estou aqui hoje em nome de todo o país, em nome das pessoas que estão a responder para combater a pandemia confinando-se e protegendo-se a si e aos outros”, afirmou Marisa Matias em declarações aos jornalistas.

É uma “homenagem às pessoas que se fecham para se protegerem e àquelas que estão na linha da frente e que aguentam este país”, frisou.

Questionada sobre a necessidade de implementar medidas de confinamento mais restritas, a candidata afirmou-se “favorável a todas as medidas que nos permitam salvar vidas”. Mas destacou a urgência de garantir medidas como o apoio para as famílias que estão a viver com muitas dificuldades, o apoio a famílias na linha da frente, garantindo serviços de que estas necessitam, e os apoios para crianças com deficiência e com necessidades educativas especiais.

Termos relacionados Marisa 2021, Política
(...)