Está aqui

Manifestação e estreia do documentário “Deficiência e Vida Independente em Portugal”

Em preparação do Dia Europeu da Vida Independente, a Associação de pessoas com deficiência lança campanha que culmina com uma manifestação, no dia 5 de maio, e a exibição de um documentário.
Imagem via www.instagram.com/cvidaindependente/

A Associação Centro de Vida Independente – associação de pessoas com deficiência que luta pela implementação da filosofia de Vida Independente em Portugal – está a dinamizar um conjunto de atividades para assinalar o dia 5 maio - Dia Europeu da Vida Independente.

A partir do dia 25 de abril, o CVI deu início às comemorações através da publicação de diversos conteúdos nas suas redes sociais (Facebook e Instagram), alusivos à celebração do Dia Europeu da Vida Independente. Pretende não só sensibilizar a sociedade para a importância deste paradigma, mas também responsabilizar e envolver todas as pessoas na luta pelos direitos humanos e civis das pessoas com deficiência. 

No dia 5 de maio, haverá uma manifestação nas ruas de Lisboa (Praça de Londres), Porto (Av. dos Aliados) e Vila Real (junto à Capela Nova), a partir das 16h, com todas as normas de segurança impostas pela DGS. A par disto, fará uma emissão em direto na sua página de Facebook com a leitura de um manifesto.

No mesmo dia, às 21h, será exibido online, em estreia, o documentário “Deficiência e Vida Independente em Portugal” (CES – Universidade de Coimbra), seguido de um debate em torno das questões subjacentes à Vida Independente. Não terá inscrições prévias, é de caráter gratuito e está aberto a toda a comunidade. Este momento de discussão e construção coletiva terminará com um brinde à Vida Independente. 

«Reivindicamos o direito à Vida Independente: o poder de decidir sobre a nossa própria vida. Exigimos uma vida com dignidade, com reconhecimento e respeito pelo nosso empoderamento e pelas nossas decisões; o direito a estarmos envolvidos na vida em comunidade e a termos uma palavra a dizer sobre tudo o que nos diz respeito”, afirma Jorge Falcato, dirigente da associação.

 

Termos relacionados Sociedade
(...)