Está aqui

Lisboa: Câmara Municipal atribui 750 mil euros a projetos escolares

Os 93 projetos escolares selecionados no âmbito do concurso “Fazer Acontecer”, promovido pelo Pelo da Educação e Direitos Sociais, foram desenvolvidos em conjunto por alunos e professores.
Foto de Paula Nunes, esquerda.net.

A Câmara Municipal de Lisboa, através do Pelouro da Educação e Direitos Sociais, atribuiu 750 mil euros para financiar 93 projetos escolares nas escolas de Lisboa.

Este financiamento acontece no âmbito do concurso “Fazer Acontecer”, que tem como objetivo promover o sucesso educativo num modelo inovador de projetos desenvolvidos em conjunto por alunos e professores. A edição 2019-2020 contou com um total de 257 projetos candidatos provenientes de 40 agrupamentos escolares (e escolas não-agrupadas).

O concurso “Fazer Acontecer” é dirigido às comunidades escolares da rede pública de Lisboa, destina-se a financiar a realização de projetos, anuais ou bianuais, do 1.º ano ao 12.º ano de escolaridade e integra-se no Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Insucesso e Abandono Escolar Precoce. 

O vereador bloquista Manuel Grilo, com o pelouro da Educação e Direitos

Sociais, afirma que “ao envolver os alunos em projetos escolares, pretende-se ir em busca dos interesses dos alunos para melhorar a sua relação com a escola, desenvolvendo competências e aprendizagens que não se enquadram no contexto normal de sala de aula. Isto faz-se dando poder de decisão aos alunos e aos professores, assim como a verba necessária para colocar em prática os seus sonhos”.

Manuel Grilo destacou ainda a amplitude de projetos que podem ser abrangidos pelo concurso: Expressões artísticas e físico-motoras; Ensino experimental, ciências e tecnologias; Ecologia, sustentabilidade e ambiente; A escola na cidade e no mundo; Competências pessoais e sociais; Saúde e direitos sexuais e reprodutivos; Igualdade e combate à violência de género, racismo e xenofobia, questões LGBTI. Além destes, as comunidades escolares têm a liberdade de propor novos temas que considerem importantes destacar.

Isso refletiu-se claramente nos projetos vencedores. Alguns exemplos desta diversidade são projetos de programação e robótica, de cozinha experimental, de mergulho, de sustentabilidade, de cinema, de teatro, entre tantos outros.

Dado o elevado interesse e aceitação do modelo de concurso, está já a decorrer até ao fim do mês de Outubro a nova edição do concurso, destinada a financiar projetos para o ano lectivo 2021/22.

Termos relacionados Sociedade
(...)