Está aqui

Jean Wyllys, deputado brasileiro do PSOL, renuncia ao mandato devido a ameaças de morte

Jean Wyllys vive sob escolta policial desde o assassinato de Marielle Franco e afirma “quero cuidar de mim e me manter vivo”. No twitter, Jair Bolsonaro escreveu “Grande dia”, David Miranda, que substituirá Wyllys, respondeu: “Respeite o Jean, Jair, e segura sua empolgação. Sai um LGBT mas entra outro”.
Jean Wyllys renuncia ao mandato de deputado
Jean Wyllys renuncia ao mandato de deputado

Jean Wyllys foi o primeiro deputado brasileiro assumidamente gay e é uma figura destacada do movimento LGBT. É também uma figura corajosa que enfrentou no parlamento os constantes insultos de que foi alvo.

Em 16 de dezembro de 2015, quando decorria a votação do impeachment de Dilma Rousseff, Jair Bolsonaro insultou Jean Wyllys, que respondeu cuspindo em direção do atual presidente.

Jean Wyllys, em entrevista à “Folha de S. Paulo” publicada nesta quinta-feira, revelou que não vai voltar ao Brasil (atualmente está de férias fora do país), vai deixar o parlamento e dedicar-se à vida académica.

Desde o assassinato da vereadora do PSOL Marielle Franco, Wyllys vive sob escolta policial, devido às ameaças de morte, que se foram intensificando após a campanha eleitoral e a vitória de Jair Bolsonaro.

Wyllys refere que Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, ao saber que ele estava ameaçado de morte disse-lhe: “Rapaz, se cuide. Os mártires não são heróis”. “E é isso: eu não quero me sacrificar", justifica.

“Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores”, escreveu Jean Wyllys no twitter:

O deputado diz que também pesaram na sua decisão as recentes informações de que familiares de um suspeito de chefiar a milícia responsável investigada pelo assassinato de Marielle trabalharam para Flavio Bolsonaro, senador e filho do presidente do Brasil.

"Me apavora saber que o filho do presidente contratou no seu gabinete a esposa e a mãe do sicário", afirma Wyllys, acrescentando: "O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. Esse ambiente não é seguro para mim".

Outro filho do presidente, Carlos Bolsonaro, escreveu no twitter após a divulgação da notícia da renúncia de Wyllys ao mandato: “Vá com Deus e seja feliz!”

Por sua vez, Jair Bolsonaro escreveu: "Grande dia!".

David Miranda, que substituirá Jean Wyllys no parlamento, respondeu: "Respeite o Jean, Jair, e segura sua empolgação. Sai um LGBT mas entra outro, e que vem do Jacarezinho. Outro que em 2 anos aprovou mais projetos que você em 28. Nos vemos em Brasília".

 

Termos relacionados Internacional
(...)