Está aqui

Investigado por fraude com fundos públicos, líder do Vox na Andaluzia abandona o partido

Francisco Serrano, presidente do Vox em Andaluzia, anunciou a saída do partido de extrema-direita espanhola devido a uma investigação por fraude com fundos públicos, no valor de 2,5 milhões euros. Mas vai manter o lugar de deputado no parlamento andaluz.
Francisco Serrano
Foto de HazteOir.org | Flickr

De acordo com El País, o líder do Vox na Comunidade Autónoma da Andaluzia, no Estado espanhol, Francisco Serrano, apresentou na quarta-feira a sua demissão ao partido de extrema-direita depois de ser tornada pública a queixa da Fiscalía Superior da Andaluzia por causa uma alegada fraude com fundos públicos, em 2016, no valor de 2,5 milhões de euros. Mesmo assim, Francisco Serrano vai manter o seu cargo como deputado no Parlamento andaluz, tal como confirmou em comunicado à Europa Press. 

No comunicado, o agora ex-líder do Vox na Andaluzia refere que tomou estas decisões “para evitar o necessário trabalho de regeneração que precisa a Andaluzia e que o Vox embandeira seja manchado por estas acusações”. Ainda assim, a decisão de manter o seu cargo como deputado no Parlamento andaluz não era esperada pelo partido. 

Esta já é a segunda baixa na formação parlamentar do Vox em Andaluzia e assim, Francisco Serrano, vai-se juntar ao grupo dos deputados não inscritos onde também está a ex-deputada do Vox, Luz Belinda Rodriguez, que saiu do partido após denunciar assédio laboral por parte do porta voz do Vox no Parlamento regional, Alejandro Hernández.

Mesmo assim, a saída do Francisco Serrano do Vox não altera a maioria parlamentar andaluza com o PP, o Ciudadanos e o Vox, já que os 10 deputados que mantém o Vox são suficientes para a maioria absoluta de 55 deputados. O PP soma 22 e Ciudadanos tem 21. 

A Fiscalía Superior da Andaluzia apresentou ontem uma queixa contra Francisco Serrano e um ex-sócio por fraude com subsídios públicos no ano 2016, no valor de 2,5 milhões de euros. As autoridades judiciais referem que o Francisco Serrano e o seu ex-sócio aumentaram consideravelmente o capital social da empresa para assim receberem os subsídios. Em 2016, Francisco Serrano constituiu a empresa Bio Wood Niebla e obteve fundos públicos para construir uma fábrica de pellets, na localidade de Niebla, na Andaluzia. O subsídio teve um valor de 2,5 milhões e teria de ser devolvido em 10 anos. Mas segundo a investigação, o projeto nunca foi implementado nem foram devolvidos os fundos públicos requeridos, tal como estava estipulado.

O El País lembra que Francisco Serrano foi candidato do Vox às eleições autonómicas da Andaluzia em 2015 e 2018, sempre como cabeça de lista, e as suas ideias contra as mulheres e o feminismo ganharam eco no território andaluz. O Vox considerou esta Comunidade Autónoma um laboratório para colocar em prática as suas políticas de ultra direita.

Termos relacionados Internacional
(...)