Inconformação: jovens do Bloco organizam debates este fim de semana

19 de dezembro 2022 - 11:25

De 27 a 29 de janeiro, o encontro Inconformação está de volta para discutir o legado de alguns dos grandes pensadores e pensadoras do socialismo.

PARTILHAR

O ciclo de debates Inconformação, iniciativa organizada pelas jovens do Bloco, terá lugar no último fim de semana de janeiro na sede nacional do partido.

"Este ano, juntamo-nos para discutir o legado político e revolucionários de alguns dos grandes pensadores e pensadoras do socialismo. Iremos debater importantes clássicos como Karl Marx, Leon Trotsky, Antonio Gramsci, Rosa Luxemburgo e Vladimir Lenine, refletiremos sobre as grandes vozes do feminismo como Alexandra Kollontai, Simone de Beauvoir ou Angela Davis e não descuramos a luta anticolonial de Amílcar Cabral", revela a apresentação deste evento.

Os debates arrancam na sexta à noite, pelas 21h. Após a abertura do encontro a cargo de Sofia Lopes, a deputada bloquista Joana Mortágua e o jornalista Luís Leiria vão falar da atualidade política sul-americana. Um debate moderado por Andreia Galvão com o título "Veias abertas da América Latina".

No sábado, o sociólogo João Teixeira Lopes abre o debate sobre Karl Marx, que ocupará toda a manhã, com moderação e comentário de Miguel Martins. Pelas 14h é a vez do historiador António Louçã falar de Rosa Luxemburgo, comentado por Beatriz Realinho, e a investigadora do IHC/Nova Aurora Almada apresenta o deate sobre Amílcar Cabral, moderado e comentado por Leonor Rosas.

A tarde de sábado será preenchida por mais dois debates em torno das principais figuras da Revolução Russa apresentados por dois dos dirigentes políticos fundadores do Bloco. às 16h Luís Fazenda falará sobre Lenine, com comentário de Sofia Lopes, e às 18h Francisco Louçã falará sobre Trotski, comantado por Tomás Marques.

No domingo, dia 29, a manhã é preenchida por mais duas sessões em torno de figuras que marcaram o feminismo. A partir das 10h, Maria Isabel Caldeira, investigadora do CES e professora aposentada da Universidade de Coimbra, intervirá sobre Angela Davis, com comentário de Paula Serralha e a ex-deputada e eurodeputada bloquista e docente no ICBAS, Alda Sousa, recordará Simone de Beauvoir, com comentário de Catarina Ferraz.

A partir das 14h, o historiador Manuel Loff apresentará o debate sobre Antonio Gramsci, com moderação e comentário de João Bernardo e a editora Andrea Peniche intervirá sobre Alexandra Kollontai, com comentário de Raquel Lindner.

O encerramento do fim de semana de debates terá lugar por volta das 16h com intervenções de Catarina Martins e Leonor Rosas.