Está aqui

Hospital de Braga adia cirurgias por falta de anestesistas

O Hospital de Braga está a adiar cirurgias, algumas pela terceira vez, devido à falta de anestesistas. O coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo, perguntou ao Governo se tem conhecimento da não realização de cirurgias programadas, se sabe a razão e porque não é marcada uma nova data para a cirurgia.
O Hospital de Braga está a adiar cirurgias, algumas pela terceira vez, devido à falta de anestesistas - João Semedo questionou o Governo

Segundo o “Jornal de Notícias” desta quarta-feira, o Hospital de Braga está a adiar cirurgias por falta de anestesistas, o que se agravou no mês de março.

A administração do Hospital (do grupo José de Mello Saúde – parceria público-privada) reconheceu ao jornal a existência de “dificuldades pontuais de agendamento de cirurgias” e justifica-a com “o contínuo aumento da atividade”.

O deputado João Semedo, em pergunta ao Governo através do ministério da Saúde, feita na semana passada, diz que se trata de “doentes a quem é solicitada entrada na unidade hospitalar no dia anterior ao da cirurgia sendo submetidos aos procedimentos normais para efetivação da cirurgia (…), mas que, no dia seguinte são enviados para casa sem que a intervenção cirúrgica tenha ocorrido, sem marcação de nova data para a cirurgia e sem esclarecimentos cabais acerca dos motivos subjacentes à não realização da cirurgia”. (aceda à pergunta na íntegra)

O coordenador do Bloco assinala na pergunta que a situação merece esclarecimento e correção urgentes” e considera que “não é aceitável que se sujeite os utentes a stresse psicológico desnecessário, fazendo-os perder dias de trabalho e alterar as suas rotinas para uma cirurgia que não acontece”. E frisa que “esta situação lesa o acesso à saúde dos utentes que necessitam de uma cirurgia e saem do hospital sem intervenção cirúrgica e sem marcação de nova data”.

João Semedo pergunta ao Governo: se “tem conhecimento da situação exposta”, “por que motivo(s) estão a ocorrer desmarcações de cirurgias programadas no Hospital de Braga” e “por que motivo não é de imediato marcada uma nova data para a cirurgia?”

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)