Está aqui

Hospital Amadora-Sintra: chefes e subchefes da urgência demitem-se

44 médicos assinam uma carta na qual afirmam que há “condições de trabalho para profissionais, e de segurança para os doentes, não toleráveis”.
Hospital Fernando Fonseca. Foto do Hospital.
Hospital Fernando Fonseca. Foto do Hospital.

Os chefes e subchefes das equipas do Serviço de Urgência de Medicina do Hospital Fernando Fonseca enviaram uma carta à diretora clínica da instituição, com conhecimento da presidente do Conselho de Administração, apresentando a sua demissão.

Os 44 médicos do Amadora-Sintra que assinam a missiva dizem que está em causa a qualidade assistencial e a segurança dos utentes e que o hospital “vive, uma vez mais, momentos de enorme dificuldade na nobre missão de prestar a melhor atividade assistencial à população que a ele recorre”, salientando que encaram o futuro “com enorme preocupação e apreensão”.

Na carta, divulgada pelo Sindicato Independente dos Médicos, pode ainda ler-se que “às portas de mais um inverno, cuja conjugação de fatores faz sentir uma elevadíssima pressão na atividade assistencial” é preciso salientar “as ausências de rumo e de estratégia que, face às dificuldades inerentes ao próprio SNS, permitiriam enfrentar os difíceis momentos que se avizinham com o melhor das capacidades do HFF e dos seus profissionais”.

Consideram assim que “esta situação reflete-se no internamento e, por conseguinte no Serviço de Urgência, em condições de trabalho para profissionais, e de segurança para os doentes, não toleráveis”.

Realçam que “apesar das múltiplas propostas de reestruturação submetidas ao longo dos últimos anos”, não houve da parte dos órgãos dirigentes do hospital “abertura ou acolhimento para as mesmas, perpetuando deficiências há muito identificadas”. Em vez disso,“em contraponto, somos confrontados com medidas avulsas, desprovidas de sentido ou debatidas em órgãos intermédios, cuja comunicação e implementação são geradoras de entropia e desmotivação junto dos diversos profissionais”.

Termos relacionados Sociedade
(...)