Holanda: ex-deputado de partido islamofóbico converte-se ao Islão

Joram van Klaveren foi um destacado deputado do partido de extrema-direita de Geert Wilders. Em entrevista a um jornal holandês, anuncia a sua conversão ao islamismo e a publicação de um livro, justificando-a.
Joram van Klaveren, ex-deputado islamofóbico, converte-se ao Islão - Foto de Roel Wijnants/flickr

Entre 2010 e 2014, Joram van Klaveren foi um destacado deputado do PVV, o partido de extrema-direita holandês. Klaveren destacou-se por ser então o braço direito do líder do PVV Geert Wilders e pelas suas intervenções marcadamente islamofóbicas.

Em 2014, Klaveren abandonou o PVV e formou um novo partido, também de extrema-direita e islamofóbico, o VNL (Pela Holanda).

Joram van Klaveren foi deputado do PVV de 2010 a 2014 e independente até 2017, tendo-se retirado da política após ter sido derrotado em 2017.

Nesta terça-feira, em entrevista ao jornal holandês NRC, Joram Van Klaveren anuncia a sua conversão ao Islão e o lançamento de um livro com o título: "Apóstata: do cristianismo ao islamismo na época do terror secular".

Segundo a “Deutsche Welle”, Klaveren diz na entrevista que inicialmente queria escrever uma obra contra o Islão, mas acabou por se converter e diz que o livro acabou por ser uma "refutação das objeções que os não muçulmanos têm" dessa religião. "Se tudo o que escrevi até agora é verdade, e eu penso que sim, então sou um muçulmano de facto", acrescentou Klaveren.

Já antes de Klaveren, em 2013, outro destacado membro do partido de extrema-direita PVV, Arnoud van Doorn, conselheiro municipal de Haia converteu-se ao islamismo.

Termos relacionados Internacional