Greves dos trabalhadores dos transportes neste 15 de agosto

15 de agosto 2012 - 1:13

Os trabalhadores da CP e da Carris estão em greve nesta quarta feira, 15 de agosto, durante todo o dia. Paralisações também no Metropolitano de Lisboa, até às 8 horas da manhã, na STCP (às horas extraordinárias), dos trabalhadores da empresa de assistência nos aeroportos Portway e no Metro Sul do Tejo. Estas lutas são contra as alterações ao Código de Trabalho, que entraram em vigor no dia 1 e em defesa dos Acordos de Empresa.

PARTILHAR
Foto de Paulete Matos

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa que tinham convocado greve para todo o dia 15, decidiram em plenário manter a paralisação só até às 8 da manhã e consideraram que os serviços mínimos decretados pelo tribunal arbitral põem em causa a segurança no funcionamento do metropolitano.

A greve na CP deverá levar ao cancelamento de todas as ligações à exceção de seis ligações de longo curso em todo o dia 15. As ligações são: Lisboa-Porto, com partida de Santa Apolónia às 9h30 e às 19h52 no sentido contrário a partir da estação de Campanhã; a ligação Lisboa-Faro às 10h20 e no sentido contrário às 17h37; a ligação Sud Express, Lisboa-Hendaye às 16h30 e Irun-Lisboa às 22h20.

Na Carris, segundo a empresa, funcionarão apenas sete carreiras (703, 728, 729, 736, 742, 755 e 783), sendo a frequência “reduzida a metade”.

Nos autocarros da STCP do Porto a greve às horas extraordinárias, não deve levar a que “se verifiquem perturbações muito significativas no serviço", segundo a empresa.

Estão também convocadas paralisações dos trabalhadores da empresa de assistência nos aeroportos Portway e do Metro Sul do Tejo.

Os trabalhadores lutam contra a denúncia dos Acordos e Contratos Coletivos de Trabalho feito pelas empresas e a pretensão destas de aplicarem o código de trabalho alterado em vez do que está estipulado nos AE's e nos contratos. Em relação às horas extraordinárias, as alterações ao código de trabalho cortam o valor da sua retribuição para metade e acabam com o descanso compensatório.

Sobre as alterações ao Código de Trabalho, aceda a:

Assalto austeritário ao(s) direito(s) do trabalho, documento da Coordenadora Nacional do Trabalho do Bloco de Esquerda

Código de Trabalho atualizado