Greve dos controladores aéreos com 100% de adesão

12 de abril 2012 - 0:58

A greve parcial de duas horas dos trabalhadores da NAV Portugal, nesta quinta feira, teve adesão de 100% e provocou cancelamento de voos e alguns atrasos. Os trabalhadores exigem que a empresa "seja considerada dentro do quadro internacional que a regulamenta e se defenda também a sua invejável posição estratégica no Atlântico Norte". Nova greve parcial está marcada para esta sexta feira.

PARTILHAR
Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa da NAV Portugal, no aeroporto de Lisboa. Foto de Manuel de Almeida/Lusa

Os controladores aéreos paralisam nesta quinta feira duas horas - entre as 7h e as 9h, hora do Continente e da Madeira; entre as 6h e as 8h nos Açores.

A Comissão de Trabalhadores (CT) da NAV afirma em comunicado, segundo a agência Lusa, que face à ausência de decisões do conselho de administração da empresa e do governo, "não resta outra alternativa que não seja a manutenção das greves parciais convocadas para este mês".

A CT exige que a NAV "seja considerada dentro do quadro internacional que a regulamenta e se defenda também a sua invejável posição estratégica no Atlântico Norte" e afirma que "está em causa o interesse nacional em duas vertentes concretas: salvaguardar o potencial económico do espaço aéreo nacional, enquadrado numa estratégia atlântica, e maximizar as receitas por via das exportações pela atividade da própria" empresa.

Carlos Felizardo da CT lembra que os trabalhadores desconvocaram uma greve há cerca de um mês depois da nomeação do conselho de administração da NAV e salienta: "Infelizmente pouco ou nada aconteceu entretanto e a NAV e o país continuam a sofrer diariamente os efeitos nefastos das decisões em vigor, perdendo milhões de euros em receitas e exportações, e estando a ser criadas condições para uma eventual alienação, a prazo, de espaço aéreo nacional".

Os controladores aéreos exigem “alteração das políticas restritivas cegas”, “o respeito pela negociação coletiva”, que a empresa não seja atingida pelos cortes de 15% de custos aplicado ao setor empresarial do Estado e têm convocadas novas greves para 13, 19, 20 e 26 de abril de 2012. Neste último dia (26 de abril), abrange também os horários regulares (nas duas primeiras horas do período de trabalho).

O site do “Diário Económico” noticiou que a ANA calcula que sejam afetados 54 voos entre partidas e chegadas aos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro. Além destes voos ainda foram afetados outros das ligações que atravessam o espaço aéreo português sem tocar o solo. Outros voos sofreram atrasos ou cancelamentos devido à reorganização que as companhias fazem para minimizar os efeitos da greve.