Grécia: Tsipras acusa governo de se render aos credores

Líder do Syriza acusa o novo governo de deixar cair qualquer renegociação da dívida e acusa os três partidos que compõem o gabinete de serem uma “troika doméstica de governo”.
Tsipras acusou o governo de rendição diante dos credores da Grécia. Foto de Piazza del Popolo

O líder do Syriza, Alexis Tsipras, acusou o governo de rendição diante dos credores da Grécia, em vez de agir de acordo com os interesses do país, ao decidir não fazer pressão por uma renegociação dos termos do plano de resgate do país. Para o principal partido de oposição ao governo da Nova Democracia, do Pasok e da Esquerda Democrática, o governo falhou ao não aproveitar a janela de oportunidade aberta na cimeira dos líderes europeus no dia 28 de junho. “Nós teríamos dado a batalha na cimeira, mas o governo foi ausente”, disse Tsipras, acusando o novo ministro das Finanças, Yannis Stournaras, de apenas dizer o que o seu colega alemão, Wolfgang Schäuble, queria ouvir: “que depois de ter sido forçada a ajoelhar-se nos últimos 2,5 anos, as Grécia não pedia nada”.

Troika doméstica de governo”

Assim, disse Tsipras, a coligação dos três partidos é uma “troika doméstica de governo”. O líder do Syriza acusou o governo de sequer defender a “tão elogiada extensão do prazo de duração da resgate, que os três partidos apresentaram como a salvação do país, quando na verdade não passa de uma extensão da austeridade”. Mesmo essa medida, observou Tsipras, foi adiada “até as medidas do bárbaro memorando serem cumpridas”.

Desemprego recorde

O desemprego na Grécia atingiu uma nova marca recorde, segundo a instituição nacional de estatísticas, com o número de desempregados a aumentar mais 25 mil pessoas desde abril. O índice de desemprego atingiu agora os 22,5%

Mais de metade dos gregos de idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos estão desempregados, num país que atravessa o seu quinto ano consecutivo de recessão.