Está aqui

Governo vai apoiar substituição de eucaliptos

O ministro da Agricultura anunciou nesta quarta-feira no parlamento que “o Governo decidiu apoiar financeiramente a retirada de plantações de eucaliptos”. Esta medida foi proposta pelo Bloco de Esquerda e aprovada no parlamento em 21 de outubro passado.
“O Governo decidiu apoiar financeiramente a retirada de plantações de eucaliptos”, a medida foi proposta pelo Bloco de Esquerda e aprovada no parlamento
“O Governo decidiu apoiar financeiramente a retirada de plantações de eucaliptos”, a medida foi proposta pelo Bloco de Esquerda e aprovada no parlamento

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, anunciou nesta quarta-feira, na Assembleia da República que o Governo vai apoiar a substituição de eucaliptos por espécies resilientes ao fogo.

“O Governo decidiu apoiar financeiramente a retirada de plantações de eucaliptos”, disse Luís Capoulas Santos, durante uma audição parlamentar conjunta com a comissão de Agricultura e Mar e a comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

Esta medida tinha sido recomendada ao Governo num projeto de resolução apresentado pelo Bloco de Esquerda e aprovado, em 21 de outubro de 2018, com a abstenção de PSD e CDS e os votos favoráveis das restantes bancadas.

Segundo Capoulas Santos, a portaria que consagra a medida será publicada nesta sexta-feira, 9 de novembro de 2018. O ministro diz que a "portaria vai beneficiar despesas de arranque desde que na mesma área seja colocada uma espécie resiliente ao fogo”.

A compra de plantas de eucalipto passará a exigir uma autorização prévia e os proprietários de plantações ilegais poderão ser multados com coimas até 3.700 euros para os cidadãos e até 44.000 euros para entidades coletivas, segundo anunciou Capoulas Santos, no passado dia 25.

Desde janeiro passado, é proibido plantar eucaliptos em certas áreas e “por cada hectare retirado de uma área onde é inadequado que esteja em termos de reordenamento florestal” pode-se plantar apenas “meio hectare numa outra área sujeita a ordenamento”.

Termos relacionados Política
Comentários (1)