Está aqui

Governo mantém fixação com o défice, diz Bloco

Em declarações à TSF sobre o Programa de Estabilidade, Mariana Mortágua alerta para o lado negativo da estratégia do Governo de não executar o orçamentado, que tem como consequência “menos apoios sociais, menos investimento nos serviços públicos, menos investimento na economia".
Mariana Mortágua
Mariana Mortágua. Foto de Ana Mendes

O Governo apresentou esta quinta-feira o Programa de Estabilidade 2021-2025, tendo posteriormente enviado o documento à Assembleia da República. O plano mereceu a crítica da deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua. Numa primeira reação, lamentou que o Governo mantenha uma fixação com o défice, em vez de reforçar os apoios sociais para responder à pandemia.

Em declarações à TSF, a deputada denunciou a estratégia do Governo, que consiste em “não executar todo o orçamento para acabar o ano sempre com uma folga que depois transita para o ano seguinte, permitindo fazer uma consolidação orçamental superior à prevista".

Mariana Mortágua alerta para os impactos negativos desta escolha, que “tem como consequência menos apoios sociais, menos investimento nos serviços públicos, menos investimento na economia”.

A preocupação central do Bloco, diz a deputada, é com a falta de políticas de apoio ao país, “que está muito fragilizado com a pandemia, tanto na vertente económica como na vertente dos apoios sociais".

Termos relacionados Política
(...)