Governo dos Açores falha contribuições a associações de proteção animal

O Bloco de Esquerda Açores endereçou um requerimento ao Governo Regional para obter informações sobre os atrasos que se verificam no pagamento das contribuições às Associações de Proteção Animal.
Bloco Açores pede esclarecimentos sobre pagamento a associações de proteção animal. Fotografia: esquerda.net

“Em causa está o trabalho que estas associações desenvolvem, muito dele da competência do Estado e da Região” afirmou a deputada Alexandra Manes à margem de uma reunião com uma Associação de Proteção Animal, acrescentando que não se percebe “como é possível estarmos no fim do primeiro semestre deste ano, e a secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural não ter efetuado o pagamento dos dois primeiros trimestres do ano de 2022”.

A situação de constrangimento financeiro pela qual grande parte das Associações de Proteção Animal estão a passar deve-se, essencialmente, ao atraso que se tem verificado no pagamento, por parte da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, das contribuições conforme assumido na Portaria n.º 33/2021, de 15 de abril. Segundo o Bloco de Esquerda apurou, esta não será a primeira vez se verificam atrasos nos pagamentos.

“Estas situações dificultam, quase inviabilizando o trabalho que estas pessoas, de forma voluntária, exercem em prol do bem-estar animal, nomeadamente no pagamento às clínicas veterinárias e na aquisição de bens essenciais, como a alimentação de animais que foram recolhidos de situações de negligência e abandono” refere Bloco Açores.

Alexandra Manes considera que o papel das associações de proteção animal é “determinante” na região, acrescentando que “não é aceitável que o Governo Regional desmereça o trabalho destas pessoas, falhando nos prazos de pagamento”.

Termos relacionados Política