Justiça

Funcionários judiciais voltam a protestar em Lisboa

09 de maio 2024 - 10:19

Sob o lema “justiça para quem nela trabalha”, os funcionários judiciais estiveram esta terça-feira em protesto em frente ao Ministério da Justiça. Exigem a dignificação da carreira e aumentos salariais.

PARTILHAR
Lisboa: Funcionários judiciais em protesto
Funcionários judiciais em protesto. Fotografia: António Pedro Santos/Lusa

O Sindicato dos Funcionários Judiciais promoveu esta terça-feira um protesto em frente ao Ministério da Justiça, em Lisboa, com a presença de dirigentes e delegados sindicais.

As negociações com o atual Governo não estão ir ao encontro das pretensões dos trabalhadores que há muito lutam pela dignificação da carreira e aumentos salariais.

Os funcionários judiciais consideram “ridícula” a proposta do Ministério da Justiça de aumentar os salários em 1,66% por mês. Exigem que o Governo cumpra as promessas eleitorais e admitem voltar à greve.

“Na operação Influencer os meus colegas chegaram a fazer jornadas de 14 horas diárias”, disse à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), António Marçal, ao expor uma das principais reivindicações, o pagamento de trabalho suplementar.

“É a única carreira na administração pública em que esse trabalho não é pago”, concluiu o sindicalista.