FMI quer subsídios de férias e de Natal pagos em Títulos do Tesouro

26 de abril 2011 - 15:06

A hipótese de pagar os subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos em Títulos do Tesouro, através de Certificados de Aforro, surge após nova análise do impacto das medidas de austeridade previstas no PEC IV.

PARTILHAR
FMI quer subsídios de férias e de Natal pagos em Títulos do Tesouro. Dominique Strauss-Kahn, Director-Geral do Fundo Monetário Internacional.

A medida que a troika composta pelo FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia está a analisar foi uma das adoptadas aquando do último resgate financeiro a que Portugal esteve sujeito, em 1983. Contudo, na altura o FMI deixou intacto o subsídio de férias, estando agora a equacionar a opção de o inserir neste pacote de medidas.

Os técnicos do FMI e da Comissão Europeia defendem agora que, desta vez, o pagamento deverá ser feito integralmente através de Certificados de Aforro, contrariamente ao que aconteceu em 1983 em que apenas uma parte (28%) dos vencimentos foi paga desta forma, avançou esta terça-feira o Diário Económico.

O impacto da medida este ano só deverá ser sentido no subsídio de Natal, uma vez que as negociações só terminarão após o pagamento do subsídio de férias.

A troika justifica a adopção desta medida com os resultados sobrestimados previstos no PEC IV relativamente ao défice e ao impacto dos cortes e dos aumentos de receita previstos no documento.