Segundo o site da FCSH, a notícia foi dada pela última newsletter mensal do diretor da faculdade, Francisco Caramelo.
A distinção foi proposta pelo Conselho Científico da Faculdade e aprovada em Colégio de Diretores, sendo “um reconhecimento do seu percurso académico ímpar, mas também do contributo que continua a dar às áreas de ensino, de investigação e de disseminação do conhecimento da NOVA FCSH”, refere a newsletter mensal do diretor.
Fernando Rosas proferiu a Última Lição em abril de 2016, no auditório da Reitoria da Nova, com o tema "História, (des)memória e hegemonia", apesar da jubilação continua a lecionar, como convidado, a disciplina de História dos Fascismos.
Segundo o site da Nova, Diogo Ramada Curto, docente do departamento de Estudos Políticos daquela faculdade, escreveu sobre o colega, num artigo com o título "Fernando Rosas: uma vida cheia, uma escola aberta e uma visão do Estado Novo": “Na sua dupla faceta de militante e historiador, Fernando Rosas tem tido uma vida cheia. No modo como soube conciliar esses dois lados de acção e trabalho, demonstrando em cada um deles uma enorme tenacidade, será, talvez, um caso raro, pelo menos dentro da academia”.