Está aqui

Falências a aumentar: Na zona euro, só a Estónia ultrapassa Portugal

No terceiro trimestre de 2020, as falências aumentaram 40% em Portugal, relativamente ao mesmo período do ano anterior.
Loja encerrada. Foto de Paulete Matos.
Loja encerrada. Foto de Paulete Matos.

Portugal é o segundo país da zona euro em que as falências mais aumentaram. De acordo com os números da agência estatística europeia, o Eurostat, citado pela TSF, acima do nosso país apenas se situa a Estónia, onde as falências aumentaram 83,5%.

Em Portugal, durante o terceiro trimestre de 2020, este aumento foi de 40% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Há outros países que viram o número de falências baixar acentuadamente. O caso dos dois países com menos falências: a Lituânia (com menos 60,9% de falências) e a França (com menos 34,9%).

E, neste período, no conjunto da União Europeia, o número de falências diminuiu 17,7%. Se tomarmos em conta apenas a zona euro, há uma diminuição média de 19,8%. Só que, fazendo a comparação com os três meses anteriores, o quadro parece menos positivo. Aí, o número de falências aumentou na União Europeia 25,7% e cresceu 36,1% na zona euro.

O Eurostat sustenta que "o número relativamente baixo de falências em muitos países pode ser explicado pelas medidas governamentais de apoio às empresas durante a crise, que podem ter permitido que empresas que, de outra forma, teriam pedido falência continuassem suas atividades".

O último trimestre do ano terá também assistido a uma dinâmica forte de criação de empresas, comparando com o período imediatamente anterior. Na UE o registo de novas empresas aumentou 45,3% na reta final do ano, o que “travou a tendência de queda do número de registos" que se verificava até junho, segundo este organismo.

No que diz respeito à criação de empresas, o topo da lista é ocupado por França, com um crescimento de 21.5 %, e por Bélgica, com um aumento de 14.3%.

Termos relacionados Sociedade
(...)