Está aqui

Ex-secretária de Estado foi contratada por empresa que beneficiou no Governo

Rita Marques concedeu há menos de um ano o estatuto definitivo de utilidade turística a uma das empresas da holding que agora a contratou como administradora.
Rita Marques na Web Summit em 2021. Foto Cody Glenn/Web Summit

A ex-secretária de Estado do Turismo saiu há pouco mais de um mês do Governo e acaba de ser contratada como administradora da holding The Fladgate Partnership, que detém várias empresas do setor que tutelava, em especial na área do vinho do Porto.

Uma dessas empresas é a World of Wine (WOW), que segundo o portal Observador obteve há menos de um ano o estatuto definitivo de utilidade turística por decisão de Rita Marques para “transformar a zona histórica de Vila Nova de Gaia com um quarteirão cultural de sete museus, doze restaurantes e bares, uma escola de vinho e várias lojas”.

A contratação de Rita Marques pode estar em incumprimento da lei que diz que “os titulares de cargos políticos de natureza executiva não podem exercer, pelo período de três anos contado a partir da data da cessação do respetivo mandato, funções em empresas privadas que prossigam atividades no sector por eles diretamente tutelado” ou “relativamente às quais se tenha verificado uma intervenção direta do titular de cargo político”, o que aqui foi o caso.

Em resposta à SIC Notícias, citada pela Lusa, a antiga governante afirma que  está “absolutamente segura das decisões tomadas enquanto secretária de Estado” e também “das que toma na esfera privada desde que deixou o Governo”, sem se pronunciar sobre o facto de ir gerir uma empresa que beneficiou há menos de um ano.

Na nota a anunciar a sua contratação, a holding refere que "depois de terminar funções como secretária de Estado do Turismo no período de 2019-2022, Rita Marques assume agora funções como administradora da The Fladgate Partnership, com a responsabilidade sobre a divisão dos Hotéis e do Turismo, ficando à frente da gestão de importantes unidades como o WOW, o quarteirão cultural de Gaia".

Termos relacionados Política
(...)