Esquerda Europeia em congresso

Começou esta sexta-feira em Paris o terceiro congresso do partido da Esquerda Europeia (PEE). Até domingo, vários partidos de esquerda da Europa discutem uma plataforma de acção conjunta.

O congresso discute uma Agenda Social para uma Europa Social, sob a forma de uma Agenda para uma Europa Social, “Plataforma de Acção Conjunta de resistência e alternativas na Europa” (versão preliminar abaixo, em pdf). Para além deste documento, serão ainda eleitos os órgãos do PEE, discutidas várias moções sectoriais, assim como os estatutos.

Na sessão de abertura, Lothar Bisky, Presidente da Esquerda Europeia, valorizou o protesto social na Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda, França, e em todos os países europeus sob ataque de medidas de austeridade. Bisky deixou clara a rejeição das “políticas onde os lucros são mais importantes que as pessoas, onde os governos podem ser roubados pelos bancos”.

O eurodeputado do Die Linke considera essencial lutar pelo Estado Social, por um salário mínimo europeu e pela taxação das transacções financeiras. A este respeito, entende que tem sido feita uma política contra as pessoas: “cortam orçamentos por todo o lado, mas não se atrevem a cobrar um cêntimo às transacções financeiras”.

A dimensão europeia da resposta é essencial. Os povos sob ataque das políticas de austeridade têm direito a “uma esquerda plural, como uma face comum”. “A esquerda deve trabalhar em conjunto. Para isso, precisamos de todas as nossas forças alternativas. Vamos trabalhar juntos para mudar a nossa sociedade para a esquerda”, concluiu.

Na sessão de abertura, foram aprovadas as adesões de sete novos membros: Partido Bielorusso da Esquerda “Mundo Justo”, Esquerda Búlgara, Aliança Vermelha-Verde (Dinamarca), Partido Comunista da Finlândia, Partido dos Trabalhadores 2006 da Hungria, Partido da Esquerda (França), Esquerda Unitária (França). O mais jovem partido europeu é assim agora constituído por 31 partidos membros espalhados por toda a Europa e ainda por sete partidos membros observadores.

O congresso pode ser acompanhado ao vivo aqui.