Esquerda esmagada na República Checa

As eleições realizadas na República Checa saldaram-se pela vitória do partido liberal-populista ANO 2011, do milionário e ex-ministro das Finanças, Andrej Babiš. A esquerda saiu “pulverizada” deste ato eleitoral. Por Jorge Martins

As eleições realizadas[, no passado domingo 22 de outubro de 2017,] na República Checa saldaram-se pela vitória do partido liberal-populista ANO 2011, do milionário e ex-ministro das Finanças, Andrej Babiš. Seguiram-se, a grande distância, o ODS, fundado pelo antigo presidente do país, o eurocético Vaclav Klaus, e a grande surpresa destas eleições, o partido Pirata.

Os grandes derrotados foram os social-democratas do primeiro-ministro Bohuslav Sobotka (que não se recandidatou) - que perderam cerca de 2/3 do seu eleitorado - e os comunistas, que viram os seus votos reduzidos a pouco mais de metade. A esquerda sai, assim, “pulverizada” deste ato eleitoral.

Nove forças políticas superaram a barreira de 5% dos votos válidos e acederam à representação parlamentar.

Eis os resultados finais:

Partido

- 1,0

10 lugares

- 4

TOP 09 (conservador, pró-UE)

- 6,7

7 lugares

STAN (liberal-conservador, municipalista)

+ 5,2

6 lugares

+ 6

Outros

- 3,6

* A comparação é feita com o ÚSVIT, partido formado pelo atual líder do SPD, Tomio Okamura. Este, e a maioria do seu grupo parlamentar, abandonou o partido e formou o SPD. Do ponto de vista ideológico, são praticamente idênticos.

** Comparações dos resultados destas eleições com as de 2013, em percentagem.

*** Comparações dos resultados destas eleições com as de 2013, em lugares.

A abstenção foi de 39,2%, menos 1,3% que há quatro anos atrás.

Texto de Jorge Martins, publicado na sua página no facebook

Sobre o/a autor(a)

Professor. Mestre em Geografia Humana e pós-graduado em Ciência Política. Aderente do Bloco de Esquerda em Coimbra
Termos relacionados Internacional