Está aqui

Encontrada nova espécie de morcego em Portugal

Equipa de investigadores da Universidade do Porto descobriu o morcego-de-bigodes de Alcathoe no Parque Nacional Peneda-Gerês mas acredita que estará espalhado por toda a região norte.
Myotis Alcathoe, a espécie de morcego de que agora passa a haver registo em Portugal. Foto de Manuel Ruedi/wikimedia commons.
Myotis Alcathoe, a espécie de morcego de que agora passa a haver registo em Portugal. Foto de Manuel Ruedi/wikimedia commons.

Morcego-de-bigodes de Alcathoe ou Myotis alcathoe. Este é o nome da espécie de morcego encontrada agora em Portugal, no Parque Nacional Peneda-Gerês, por investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) da Universidade do Porto.

Em artigo publicado na revista Biodiversity Data Journal os investigadores revelam ter sequenciado o “código de barras” do ADN de 63 espécimes das 25 espécies de morcegos existentes em Portugal continental. O morcego-de-bigodes de Alcathoe, até agora desconhecido no país, foi um deles. O espécime em causa foi encontrado em 2005 na Peneda-Gerês mas esta espécie de morcego estará distribuído por "toda a região Norte em locais com floresta madura atravessada por rios" diz este centro de investigação em comunicado. Na Galiza já havia registos deste morcego.

Quando foi encontrado, explicam, este espécime foi registado como sendo um morcego-de-bigodes, Mytosis mystacinus porque as características serão “muito semelhantes e quase indistinguíveis". Só quando foi sequenciado o seu ADN se descobriu que afinal era da espécie Myotis alcathoe “cuja presença em Portugal era até agora desconhecida”.

A espécie, aliás, foi apenas recentemente descoberta. Só em 2001 se encontraram, na Grécia e na Hungria, os primeiros exemplares e, a partir daí, a "sua presença tem vindo a ser confirmada um pouco por toda a Europa".

Termos relacionados Ambiente
(...)