Empresa de abate de gado de Condeixa não paga trabalho extraordinário e noturno

13 de janeiro 2021 - 18:58

Segundo denúncias recebidas pelo Despedimentos.pt, a Célebres Resultados obriga os seus trabalhadores, que estão em regime de outsourcing ao serviço de outra empresa, a a efetuar trabalho por turnos com horários que ultrapassam as nove horas diárias, não lhes pagando o devido.

PARTILHAR
Incarpo, onde os trabalhadores da Célebres Resultados trabalham em regime de outsourcing. Foto do Despedimentos.pt.
Incarpo, onde os trabalhadores da Célebres Resultados trabalham em regime de outsourcing. Foto do Despedimentos.pt.

O portal de divulgação de abusos laborais, despedimentos.pt, divulgou esta terça-feira a notícia de que recebeu denúncias segundo as quais a administração da Célebres Resultados, empresa dedicada ao abate de gado, “está a impor horários abusivos e sem a devida compensação”.

O Despedimentos.pt esclarece que a situação diz respeito aos cerca de 20 trabalhadores da empresa que se encontram, em regime de outsourcing, ao serviço da Incarpo, uma empresa de transformação e comércio de carnes que tem a sua unidade industrial em Condeixa-a-Nova. De acordo com as denúncias recebidas, os funcionários “são obrigados a efetuar trabalho por turnos, com horários que ultrapassam as nove horas diárias e abrangendo horário noturno, não lhes sendo pago o trabalho extraordinário e noturno”.

Os relatos referem que “a empresa já impunha horários abusivos e trabalho não pago, mas a situação agravou-se com a crise sanitária”. Depois disso, a administração terá alterado o horário, “tornando ainda mais grave o abuso que já se verificava anteriormente: o trabalho extraordinário passou de três horas semanais para mais de seis horas semanais”.

As informações recolhidas por esta plataforma vão no sentido de que a administração da Céleres Resultados “recebe da Incarpo um valor que tem em conta a prestação do trabalho extraordinário e noturno, mas que o nega aos seus funcionários”. Ou seja, fala-se em “milhares de euros por semana que não chegam aos trabalhadores e são acumulados indevidamente pela empresa, servindo exclusivamente os objetivos particulares da administradora”. A mesma fonte informa ainda que quando questionada acerca dos valores “que a empresa fatura e não paga aos trabalhadores, a administradora limita-se a dizer que esse valor é para pagar os seguros e outras despesas, ameaçando ainda com o despedimento a quem não aceita este abuso, sugerindo que “metam a carta de despedimento”.”

Fala-se ainda num “clima de intimidação constante, perante a chantagem de despedimento e a necessidade de manter o seu rendimento”. Sobre estas situações já foi realizada reclamação junto da Autoridades para as Condições do Trabalho (ACT), que entretanto foi arquivada após a empresa ter apresentado declaração de horários de acordo com os contratos de trabalho (40 horas semanais), “que a administradora forçou os trabalhadores a assinar”, revela o Despedimentos.pt. Na sequência desta primeira decisão, alguns trabalhadores efetuaram nova queixa na ACT, apresentando provas da imposição de horários bem superiores e abusivos, sem a devida compensação, estando agora a aguardar o desenrolar do processo.

A empresa Célebres Resultados, Lda. é uma empresa fornecedora de mão de obra à empresa Incarpo, Indústria e Comércio de carnes, com sede em Condeixa-a-Nova, Coimbra.