Está aqui

Em 2020, transportes públicos no Luxemburgo serão gratuitos

O governo de coligação, que reúne o Partido Democrata, Partido Socialista dos Trabalhadores e Verdes luxemburgueses, quer que o Luxemburgo se transforme no primeiro país do mundo com transportes públicos gratuitos. A medida vai ser testada em meados de 2019.

A Cidade do Luxemburgo, que alberga mais de 100 mil habitantes e é o destino de trabalho de outras 400 mil, é uma das mais congestionadas do mundo. De acordo com o The Guardian, em 2016, os luxemburgueses passaram, em média, 33 horas em filas de trânsito.

A medida, que vai ser testada em meados de 2019, abrange todos os transportes públicos e constava dos planos do Governo de coligação, reeleito esta quarta-feira. Xavier Bettel, líder do Partido Democrata, tinha prometido durante a campanha dar prioridade à resolução dos problemas ambientais do país.

No Verão deste ano, o Governo luxemburguês implementou uma medida que prevê o transporte gratuito para crianças e jovens com menos de 20 anos. Já os restantes passageiros podem viajar por quase todo o país e pagar apenas 2 euros por uma viagem de duas horas.

O novo executivo já anunciou, entre outras medidas, a legalização da canábis para todos os fins e a criação de dois novos feriados nacionais.

Termos relacionados Internacional
(...)